segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

O QUE É O AMOR?

Segundo Camões, "Amor é o fogo que arde sem se ver", caso citarmos William Shakespeare " O amor se vê com os olhos e não com o coração" e Chaplin diria:" O homem não morre quando deixa de viver, mas sim quando deixa de amar" então será que temos uma definição para o amor?Eu diria que: "O amor é amadurecimento, entendimento e compartilhamento entre duas ou mais pessoas", posso ate esta errado para alguns que podem alegar que primeiro temos que nos amar, mas isso soa um pouco egoísta e o amor não é egoísta, o amor é andar lado a lado, é você saber que aquela pessoa é importante para você e que você também é importante pra ela,sempre lembrando que ninguém ama em dias, para amar demora-se muito tempo e a convivência que vai te dizer isso,ou seja,  a labuta do dia a dia, o apoio necessário, o afeto , o carinho, a conversa tudo isso contribui para uma harmonia amorosa, então meus amigos vamos AMAR e saber amar.

EXERCÍCIOS PARA ALUNOS DO 3º ANO DO MARIA JOSE

QUESTÃO 1

(UFAC) Segundo a Lei de Coulomb, a intensidade da força de interação elétrica entre duas cargas puntiformes é:
0 0 – Proporcional ao produto das cargas.
1 1 – Proporcional a distancia entre as cargas.
2 2 – Inversamente proporcional ao quadrado da distancia entre as cargas.
3 3 – Inversamente proporcional ao produto das cargas.
4 4 – Diretamente proporcional à massa.
QUESTÃO 2
Quatro corpos A, B, C e D, formam um sistema eletricamente isolado. Inicialmente tem-se que QA = 6 uC, QB = – 2 uC, QC = 4 uC e QD = – 4 uC. O corpo A cede 2 uC ao corpo B e o corpo C cede 1 uC ao corpo D.
0 0 – O corpo B ficou mais eletrizado negativamente.
1 1 – A carga total após a transferência é de 4 uC.
2 2 – A soma algébrica da quantidade de carga elétrica é constante.
3 3 – O corpo A antes e depois tem carga elétrica positiva
4 4 – Após a transferência de carga, os corpos C e D ficaram eletricamente positivos.
QUESTÃO 3
Três cargas puntiformes estão sobre a mesma linha, como mostra a figura., sendo Q= 4q, Q2 = – q e Q3 = q, onde q é a carga de um próton, sobre as forças elétricas atuantes podemos afirmar que:
0 0 – O módulo da força que Q1 exerce sobre Qé igual ao módulo da força que Q1 exerce sobre Q3
1 1 – A soma das forças sobre Q3 é zero
2 2 – A soma das forças sobre Qé zero
3 3 – O módulo da força que Qexerce sobre Q1 é quatro vezes maior que o módulo da força que Q2 exerce sobre Q3
4 4 – A força que Q1 exerce sobre Qé de atração e a força que Q1 exerce sobre Q3 é de repulsão
QUESTÃO 4
(U. E. Londrina-PR) Um bastão isolante é atritado com tecido e ambos ficam eletrizados. É correto afirmar que bastão pode ter:
0 0 – Ganhando prótons e o tecido ganhado elétrons.
1 1 – Perdido elétrons e o tecido ganhado prótons.
2 2 – Perdido prótons e o tecido ganhado elétrons.
3 3 – Perdido elétrons e o tecido ganhado elétrons.
4 4 – Perdido prótons e o tecido ganhado prótons
QUESTÃO 5
Durante tempestade, um raio atinge um avião em vôo.
Pode-se afirmar que a tripulação:
a) não será atingida, pois aviões são obrigados a portar um pára-raios em sua fuselagem.
b) será atingida em virtude de a fuselagem metálica ser boa condutora de eletricidade.
c) será parcialmente atingida, pois a carga será homogeneamente distribuída na superfície interna do avião.
d) não sofrerá dano físico, pois a fuselagem metálica atua como blindagem.

QUESTÃO 6
(UEG-GO))  Os recentes motins em presídios brasileiros chamaram a atenção de modo geral para a importância das telecomunicações na operação de estruturas organizacionais. A necessidade de se impossibilitar qualquer tipo de comunicação, no caso de organizações criminosas, tornou-se patente. Embora existam muitos sistemas de comunicação móvel, o foco centrou-se em celulares, em virtude de suas pequenas dimensões físicas e da facilidade de aquisição e uso. Várias propostas foram colocadas para o bloqueio das ondas eletromagnéticas ou de rádio. A primeira delas consiste em envolver o presídio por uma "gaiola de Faraday", ou seja, "embrulhá-lo" com um material que seja bom condutor de eletricidade ligado à terra. Uma segunda proposta era utilizar um aparelho que gerasse ondas eletromagnéticas na mesma faixa de frequência utilizada pelas operadoras de telefonia móvel. Essas ondas seriam espalhadas por meio de antenas, normalmente instaladas nos muros do presídio.
Acerca das informações contidas no texto acima, julgue a validade das afirmações a seguir.
I. Uma "gaiola de Faraday" é uma blindagem elétrica, ou seja, uma superfície condutora que envolve uma dada região do espaço e que pode, em certas situações, impedir a entrada de perturbações produzidas por campos elétricos e/ou magnéticos externos.
II. A eficiência da "gaiola de Faraday" depende do comprimento de onda das ondas eletromagnéticas da telefonia celular, pois isso definirá as dimensões da malha utilizada em sua construção.
III. A segunda proposta citada no texto é a geração de ondas nas mesmas frequências utilizadas pelas operadoras de telefonia móvel. Com isso, através de interferências destrutivas, compromete-se a comunicação entre a ERB (torre celular ou estação de rádio) e o telefone.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) Apenas as afirmações I e II são verdadeiras. 
b) Apenas as afirmações I e III são verdadeiras. 
c) Apenas as afirmações II e III são verdadeiras. 
d) Todas as afirmações são verdadeiras. 


EXERCICIOS PARA OS ALUNOS DO 3º ANO DO CHRISTUS

QUESTÃO 1:
Considerado por muitos como o primeiro cientista profissional, pois era remunerado para se dedicar integralmente à Ciência, Robert Hooke foi o inventor do microscópio composto, participou da
descoberta da lei de Boyle sobre o comportamento de gases, e teve seu nome vinculado à lei que descreve o comportamento das molas,a lei de Hooke. A invenção do microscópio permitiu que os biólogos do Renascimento descobrissem novos mundos. Eles não só puderam estudar a anatomia com detalhe, como também encontrar novas formas de vida em uma única gota de água. (HART-DAVIS, 2010, p. 100-103).
Considerando-se as contribuições de Hooke para a Ciência e com base nos conhecimentos das Ciências Naturais, é correto afirmar:
(01) Uma mola que obedece a lei de Hooke, comprimida pela ação de uma força com intensidade de 4,0N, varia seu comprimento de 5,0cm e, quando essa mola é puxada por uma força de módulo 10,0N, aumenta seu comprimento de 12,5cm, em relação ao comprimento natural.
(02) A explosão de uma caldeira por excesso de aquecimento é uma transformação isotérmica explicada pela lei de Robert Boyle.
(04) Os raios de luz emitidos pela lamparina de óleo do microscópio composto de Hooke que se propagam paralelamente ao eixo principal de um espelho côncavo são refletidos no centro de curvatura do espelho, nas condições de Gauss.
(08) As Archaeas, organismos procarióticos encontrados em ambientes bastante inóspitos, diferem das Eubactérias, entre outros aspectos, pela composição da sua parede celular.
(16) O estabelecimento da mitocôndria como organela foi crucial para a evolução e sobrevivência da célula eucariótica diante de um novo gás que se acumulava na atmosfera terrestre: o oxigênio.
(32) O volume de uma gota de água é estimado como sendo da ordem de um bilionésimo do metro cúbico.

QUESTÃO 2:
Em relação ao funcionamento e à utilização do microscópio óptico, pode-se afirmar:
(01) O fenômeno ondulatório da difração possibilita que o contorno de uma imagem de um micro-organismo, com dimensões da ordem de grandeza do comprimento de onda da luz, seja observado.
(02) O módulo do aumento linear transversal produzido pela lente objetiva de um microscópio composto, de um objeto colocado a 5,1mm da objetiva com distância focal de 5,0mm, é igual a 50.
(04) A imagem de um inseto que se encontra situado entre o foco principal objeto e o centro óptico de uma lupa é virtual, direita e ampliada.
(08) O microscópio permite a visualização de fases distintas na superfície de uma peça de bronze — liga de cobre-estanho — uma solução sólida.
(16) O transporte de íons, através da membrana dos neurônios, que ocorre durante a transmissão do impulso nervoso, pode ser observado por meio de um microscópio óptico.
(32) A separação de cromátides irmãs durante a meiose — evento que caracteriza a anáfase I — pode ser observada usando-se um microscópio óptico.
(64) O movimento realizado por organismos unicelulares envolve a utilização de cílios, flagelos ou pseudópodos, e pode ser visualizado através de microscópio óptico.

QUESTÃO 3:
A luz visível na forma como a conhecemos é uma gama de comprimentos de onda a que o olho humano é sensível. Trata-se da radiação eletromagnética que se situa entre a radiação infravermelha e a radiação ultravioleta. O estudo da natureza da luz permite afirmar:
(01) O experimento de Thomas Young possibilitou a comprovação do comportamento ondulatório da luz, porque determinou experimentalmente o comprimento de onda da luz emitida pela fonte.
(02) As cores emitidas por fogos de artifício, quando queimados, são propriedades químicas das substâncias compostas, usadas na fabricação desses artefatos.
(04) O olho humano apresenta diferentes células fotorreceptoras, os bastonetes, responsáveis pela visão em pouca luz e sem distinção de cores, e os cones, responsáveis pela visão colorida.
(08) A imagem de um objeto formado na retina do olho de uma pessoa é real e invertida.
(16) A dispersão da luz branca em um prisma óptico deve-se a luzes de diferentes frequências se propagarem na matéria, com a mesma velocidade.
(32) O modelo atômico de Böhr fundamenta a realização do teste de chama para a identificação de elementos químicos.


  • A IMPORTÂNCIA DESSAS LEITURAS É FAZER COM QUE O ALUNO FIQUE CADA VEZ MAIS PRÓXIMO DAS DESCOBERTAS E PESQUISAS FEITAS NAS UNIVERSIDADES, QUE PODEM MUITO BEM CAIR NO ENEM. LEIA É BOM PRA VOCÊ.


SUGESTÃO DE LEITURA: http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/2014/02/contra-a-gripe-e-o-cancer
http://cienciahoje.uol.com.br/blogues

EXERCICIOS PARA ALUNOS DO 1ºANO DO JOSE NARCISO - TURNO VESPERTINO

1- Quais as divisões da fisica?

2-Transforme os números abaixo em notação cientifica:
a) 2014          b)1198          c)167.000           d)0,0000000009

3-Coloque os números abaixo em Ordem de Grandeza:
a) 15.1010 m            b)4.1016 m          c)150.10-9      

4-Uma grande biblioteca tem 50 estantes de livros. Cada estante tem dois lados e em cada lado há 10 prateleiras de livros. Em cada prateleira há, em média, 400 livros. Qual é a ordem de grandeza do número de livros da biblioteca? 

5-.Qual a de grandeza das pessoas que vivem na Terra. Há 6,5 bilhões de pessoas.

6-Dê o nome dos prefixos:
   a)μ                    b)m                     c)n                   d)M              e)G                 f)K

7-Qual a ordem de grandeza dos metros cúbicos de água que há em um lago 2000m de comprimento, 500m de largura e profundidade média de 12m.