terça-feira, 19 de julho de 2011

OLIMPÍADAS DE FISICA - JOSE NARCISO

ATENÇÃO: RESPOSTAS NO COMENTÁRIO, QUINTA FEIRA RESOLUÇÃO E MAIS EXERCÍCIOS.

1-Qual a seqüência correta de transformações de energia que ocorrem durante e após uma bola ser chutada por um goleiro no tiro de meta?
Considere a seguinte convenção:
E1 = Energia potencial muscular.
E2 = Energia cinética de movimento da bola.
E3 = Energia potencial gravitacional da bola.
E4 = Energia cinética de movimento da perna do goleiro.
a) E1 → E2 → E3 → E4 b) E2 → E3 → E4 → E1 c) E4 → E3 → E2 → E1
d) E1 → E3 → E2 → E4 e) E1 → E4 → E2 → E3

2- Qual a velocidade média que um jogador deve manter para cruzar um campo de futebol em linha reta em 22 segundos?
a) 10m/s b) 10 km/h c) 5 m/s d) 3 km/h e) 3 m/s

3- Um jogador recebe uma bolada quando esta posicionado na barreira após a cobrança de uma falta.Quando é dito que ele recebeu um impacto equivalente a 50 kg qual a força de reação que o corpo do jogador reagiu ao impacto?
a)100 N b) 500 N c) 50 N d) 1.000 N e) 5 N
4-Diferencie energia cinética de energia potencial elástica e gravitacional.
5-Quais os tipos de colisões?
6- Durante o 1º tempo o atacante percorreu 6 km e no 2º tempo 4 km. Calcule a velocidade média do atacante no 1º e 2º tempos respectivamente em km/h? A média das velocidades do 1º e 2º tempos é igual a obtida na questão 1? (justifique a sua resposta)

7- Durante o 1º tempo o atacante percorreu 6 km e no 2º tempo 4 km. Calcule a velocidade média do atacante no 1º e 2º tempos respectivamente em km/h? A média das velocidades do 1º e 2º tempos é igual a obtida na questão 1? (justifique a sua resposta)

8 comentários:

  1. 1.?
    2.c
    3.b
    4.E.C\A quantidade de trabalho que teve de ser realizado sobre um objeto para modificar sua velocidade.
    E.P.E\A energia potencial de uma mola ou corda que possui elasticidade
    E.P.G\Energia mais familiar,porque é muito vista no cotidiano, aparecendo em muitos movimentos em q é convertida em energia cinetica,como na queda de objetos ,arremesso de dardos,etc.Está relacionada a massa dos corpos e sua distância
    5.Colisão Elastica\colisão entre dois ou mais corpos na qual estes não sofrem deformações permanentes durante o impacto.
    Colisão inelastica\tipo de colisão onde a energia não é conservada.Como resultado,os corpos que colidem poddem sofrer deformações e aumentando a sua temperatura.
    6.1ºt\vm=8km\h
    2ºt\ vm=5km\h

    ResponderExcluir
  2. Prof. Julio,a sua iniciativa com relação ao blog ENSINO&CIÊNCIAS é mais uma iniciativa para o sucesso da aprendizagem da disciplina,e tambem, evidenciar o diferencial que você é enquanto educador.Esses são os votos de Inez Araújo.

    ResponderExcluir
  3. 1_e) E1 → E4 → E2 → E3

    2_?

    3_?

    4_Energia Cinética: A quantidade de trabalho que teve de ser realizado sobre um objeto para modificar sua velocidade.
    Energia Potencial Elástica: A energia potencial de uma mola ou corda que possui elasticidade
    Energia Potencial Gravitacional: Energia mais familiar, porque é muito vista no cotidiano, aparecendo em muitos movimentos em que é convertida em energia cinética, como na queda de objetos, arremesso de dardos, etc. Está relacionada à massa dos corpos e sua distância


    5_Colisão Elástica\colisão entre dois ou mais corpos na qual estes não sofrem deformações permanentes durante o impacto.
    Colisão inelástica\tipo de colisão onde a energia não é conservada. Como resultado, os corpos que colidem podem sofrer deformações e aumentando a sua temperatura.

    6_6 1 tempo: vm=8km\h
    2 tempo: vm=5km\h

    ResponderExcluir
  4. 1) a) E1 → E2 → E3 → E4

    2)b.
    3)c.
    4)Energia Cinética: A quantidade de trabalho que teve de ser realizado sobre um objeto para modificar sua velocidade.
    Energia Potencial Elástica: A energia potencial de uma mola ou corda que possui elasticidade
    Energia Potencial Gravitacional: Energia mais familiar, porque é muito vista no cotidiano, aparecendo em muitos movimentos em que é convertida em energia cinética, como na queda de objetos, arremesso de dardos, etc. Está relacionada à massa dos corpos e sua distância

    5)Colisões elásticas

    Numa colisão elástica a energia mecânica e o momento linear dos corpos envolvidos permanecem os mesmos antes e depois da colisão. Diz-se que houve conservação de momento linear e energia.

    . Colisões perfeitamente inelásticas

    Colisões perfeitamente inelásticas são aquelas onde não ocorre conservação de energia mecânica mas somente quantidade de movimento. Após o choque ambos os corpos seguem juntos, como um único corpo com a massa igual à soma das massas de todos os corpos antes do choque.
    Colisões parcialmente elásticas

    Existe um outro tipo de colisão onde não ocorre conservação de toda a energia cinética do sistema, mas somente parte dela. É o que chamamos de colisão parcialmente elástica. Na natureza é difícil de se encontrar..
    colisões perfeitamente elásticas, encontramos normalmente as parcialmente elásticas. Isto é devido à existência de forças dissipativas durante o processo de colisão, como o atrito ou a deformação dos corpos, que sempre consomem uma parte da energia cinética original.
    6)6.1ºt\vm=8km\h
    2ºt\ vm=5km\h
    7)_?

    ResponderExcluir
  5. 1)e- E1-E4-E2-E3
    2)???
    3)c
    4)Energia Cinética:movimento dos corpos
    Energia Potencial: interação dos corpos
    5)colisão elástica, inelástica, perfeitamente inelástica.
    6)1ºt-vm=8km\h
    2ºt- vm=5km\h

    ResponderExcluir
  6. 1 - e) E1 → E4 → E2 → E3

    2 - c) 5 m/s

    3 - c) 50 N

    4 - *Energia cinética: é a quantidade de trabalho que teve que ser realizado sobre um objeto para modificar a sua velocidade, seja a partir do repouso, seja a partir de uma velocidade inicial.
    *Energia potencial elástica: é uma forma de energia mecânica que está armazenada numa mola deformada ou num elástico esticado.
    *Energia potencial gravitacional: trata-se de uma energia associada ao estado de separação entre dois objetos que se atraem mutuamente através da força gravitacional.

    5 - *Colisão elástica ou perfeitamente elástica
    *Colisão Parcialmente Elástica
    *Colisão Inelástica

    6 - 1ºtempo Vm = 8km/h
    2ºtempo Vm = 5,333...km/h


    Tiago Fco. Teles 1ºano "B"

    ResponderExcluir
  7. 1.E
    2.???
    3.C
    4.Ernegia Cinetica=E definida como ernegia em movimento, esta associado em estado de movimento de um corpo. Ernegia Gravitacional=E aquela que nos mantem no solo.
    Ernegia Potencial= E a ernegia armazenada.
    5=Colisao Elastica,Inelastica,Perfeitamente Inelastica.
    6= 1tempo=8km/h
    2 tempo=5 km/h
    7=?

    ResponderExcluir
  8. Dionneia Marta 2° ano "A"
    1 - e)
    2 - c)
    3 - c)

    4 -Energia cinética: é a quantidade de trabalho que teve que ser realizado sobre um objeto para modificar a sua velocidade, seja a partir do repouso, seja a partir de uma velocidade inicial.
    Energia potencial elástica: é uma forma de energia mecânica que está armazenada numa mola deformada ou num elástico esticado.
    Energia potencial gravitacional: trata-se de uma energia associada ao estado de separação entre dois objetos que se atraem mutuamente através da força gravitacional.
    5-Elástica,Inelástica,Perfeitamente Inelástica
    6-1ºt-vm=8km\h
    2ºt- vm=5km\h

    ResponderExcluir