segunda-feira, 17 de outubro de 2011

FISICA PARA O ENEM

-(Ufsm 2004) As usinas hidroelétricas, que utilizam a água acumulada em represas para fazer funcionar suas turbinas, são responsáveis pela perturbação no ciclo natural das cheias e secas dos rios, pela inundação de áreas de terra cada vez maiores, pela retenção de nutrientes que, se não fosse esse uso, estariam distribuídos mais ou menos uniformemente, ao longo dos rios. A queima de carvão mineral para a geração do vapor d'água que move as turbinas das usinas termoelétricas lança, na atmosfera, além de dióxido de carbono, grandes quantidades de enxofre e óxidos nitrogenados, gases que formam a chuva ácida. As usinas nucleares causam impacto ambiental mesmo na ausência de acidentes, porque retiram a água do mar ou dos rios para resfriar os núcleos de seus geradores, devolvendo-a a uma temperatura bem mais alta. Esse aquecimento afeta os organismos aquáticos, pois o aumento da temperatura deixa a água pobre em oxigênio pela diminuição da solubilidade.

1- As usinas geradoras de energia elétrica produzem _____ que permite, através de um transformador, elevar a _____ e, assim, diminuir a ______, de modo a diminuir as perdas de energia por efeito Joule nas linhas de transmissão. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
a) tensão - corrente elétrica - tensão
b) corrente contínua - corrente elétrica - tensão
c) corrente alternada - tensão - corrente elétrica
d) corrente contínua - tensão - corrente elétrica
e) corrente alternada - corrente elétrica – tensão

2-(Ufmg 2004) O muro de uma casa separa Laila de sua gatinha. Laila ouve o miado da gata, embora não consiga enxergá-la. Nessa situação, Laila pode ouvir, mas não pode ver sua gata, PORQUE
a) a onda sonora é uma onda longitudinal e a luz é uma onda transversal.
b) a velocidade da onda sonora é menor que a velocidade da luz.
c) a freqüência da onda sonora é maior que a freqüência da luz visível.
d) o comprimento de onda do som é maior que o comprimento de onda da luz visível.

3- (Uel 2005) Um cão persegue uma lebre de forma que enquanto ele dá 3 saltos ela dá 7 saltos. Dois saltos do cão equivalem a cinco saltos da lebre. A perseguição inicia-se em um instante em que a lebre está a 25 saltos à frente do cão. Considerando-se que ambos deslocam-se em linha reta, é correto afirmar que o cão alcança a lebre após ele ter:
a) Percorrido 30m e a lebre 70m. b) Percorrido 60m e a lebre 140m.
c) Dado 70 saltos. d) Percorrido 50m. e) Dado 150 saltos.

4- (Ufmg 2006) O movimento de translação da Terra deve-se, principalmente, à interação gravitacional entre esse planeta e o Sol. Com base nessas informações, é CORRETO afirmar
que o módulo da aceleração da Terra em sua órbita em torno do Sol é proporcional
a) à distância entre a Terra e o Sol.
b) à massa da Terra.
c) ao produto da massa da Terra pela massa do Sol.
d) à massa do Sol.

5- Consegue-se boiar na água salgada do Mar Morto com maior facilidade que em uma piscina de água doce. Isto ocorre porque:
a) Os íons Na+, presentes em elevadas concentração na água do Mar Morto, tende a repelir os íons positivos encontrados na pele do banhista, levado-o a flutuar facilmente.
b) A densidade da água do Mar Morto é maior, o que resulta em um maior empuxo sobre o corpo do banhista.
c) A elevada temperatura da região produz um aumento do volume do corpo do banhista, fazendo com que sua densidade seja inferior à da água desse mar.
d) O Mar Morto se encontra à altitude de 390 m abaixo do nível dos oceanos e consequentemente, o peso do banhista será menor e esse flutuará com maior facilidade.
e) A alta taxa de evaporação no Mar Morto produz um colchão de ar que mantém o corpo do banhista flutuando sobre a água.

7-(UNIPAC-97) Se dois corpos descrevem um movimento circular uniforme cujos períodos são iguais, pode-se afirmar que:
a) Terá maior velocidade o corpo que descrever uma circunferência de maior raio.
b) Terá freqüência maior o corpo que descrever uma circunferência de maior raio.
c) Terá velocidade maior o corpo mais pesado.
d) Terá velocidade maior o corpo de menor massa.
8- O vestido azul de uma moça, em uma boate iluminada com luz vermelha, é isto:
a) branco. d) vermelho.
b) amarelo. e) preto.
c) azul.

9- A imprensa pernambucana, em reportagem sobre os riscos que correm os adeptos da "direção perigosa", observou que uma pessoa leva cerca de 4,0 s para completar uma ligação de um telefone celular ou colocar um CD no aparelho de som de seu carro. Qual a distância percorrida por um carro que se desloca a 72 km/h, durante este intervalo de tempo no qual o motorista não deu a devida atenção ao trânsito?
A) 40 m B) 60 m C) 80 m D) 85 m E) 97 m

10- No jogo do Brasil contra a China, na copa de 2002, Roberto Carlos fez um gol que foi fotografado por uma câmara que tira 60 imagens/segundo. No instante do chute, a bola estava localizada a 14 metros da linha do gol, e a câmara registrou 24 imagens, desde o instante do chute até a bola atingir o gol. Calcule a velocidade média da bola.
A) 10 m/s B) 13 m/s C) 18 m/s D) 29 m/s E) 35 m/s


11- FUND. CARLOS CHAGAS) O quociente da unidade de força dividida pela unidade de velocidade pode ser tilizado para medir:
a) potência
b) trabalho
c) vazão volumétrica de gás
d) vazão volumétrica de líquidos
e) vazão de massas
12- Se na equação P = V2K, V é velocidade, então para que P seja pressão é necessário que K seja:
a) massa b) massa específica c) vazão mássica d) peso
e) peso específico

13- Na expressão F = Ax2, F representa força e x um comprimento. Se MLT-2 é a fórmula dimensional da força onde M é o símbolo da dimensão massa, L da dimensãocomprimento e T da dimensão tempo, a fórmula dimensional de A é:
a) ML-1T-2 b) ML3T-2 c) L2 d) MT-2 e) M

14- As estatísticas indicam que o uso do cinto de segurança deve ser obrigatório para prevenir lesões mais graves em motoristas e passageiros no caso de acidentes. Fisicamente, a função do cinto está relacionada com a:
a) Primeira Lei de Newton;
b) Lei de Snell;
c) Lei de Ampère;
d) Lei de Ohm;
e) Primeira Lei de Kepler.
15- (ITA) As leis da Mecânica Newtoniana são formuladas em relação a um princípio fundamental, denominado:
a) Princípio da Inércia;
b) Princípio da Conservação da Energia Mecânica;
c) Princípio da Conservação da Quantidade de Movimento;
d) Princípio da Conservação do Momento Angular;
e) Princípio da Relatividade: "Todos os referenciais inerciais são equivalentes, para a formulação da Mecânica Newtoniana".

Nenhum comentário:

Postar um comentário