terça-feira, 6 de março de 2012

SIMULADO DE FISICA 1º ANO A e B COLEGIO CHRISTUS

ATENÇÃO DEIXAR AS RESPOSTAS NOS COMENTÁRIOS,COM SEUS RESPECTIVOS CALCULOS. 1. Uma pessoa viajando de automóvel, numa estrada reta e horizontal e com velocidade constante em relação ao solo, deixa cair um objeto pela janela do mesmo. Despreze a ação do ar. Podemos afirmar que a trajetória descrita pelo objeto é: a) um segmento de reta horizontal, em relação a um observador parado na estrada. b) um segmento de reta vertical, em relação a um observador parado na estrada. c) um arco de parábola, em relação à pessoa que viaja no automóvel. d) um arco de parábola, em relação a um observador parado na estrada. e) independente do referencial adotado. 2. Considere um ponto na superfície da Terra. Podemos afirmar que: a) o ponto descreve uma trajetória circular. b) o ponto está em repouso. c) o ponto descreve uma trajetória elíptica. d) o ponto descreve uma trajetória parabólica. e) a trajetória descrita depende do referencial adotado. 3. Um homem, em pé sobre a carroceria de um caminhão que se move em uma estrada reta com velocidade constante, lança uma pedra verticalmente para cima. Com relação ao movimento da pedra e desprezando o atrito com o ar, é correto afirmar que: a) ela cairá no chão, atrás do caminhão, se a velocidade deste for grande. b) ela cairá nas mãos do homem, qualquer que seja a velocidade do caminhão. c) em relação à estrada, a pedra tem movimento retilíneo. d) em relação ao caminhão, o movimento da pedra é curvilíneo. e) em relação ao homem, a trajetória da pedra é um arco de parábola. 4. Um professor, ao aplicar uma prova a seus 40 alunos, passou uma lista de presença. A distância média entre cada dois alunos é de 1,2 m e a lista gastou cerca de 13 minutos para que todos assinassem. A velocidade escalar média desta lista de presença foi, aproximadamente, igual a: a) zero b) 3 cm/s c) 6 cm/s d) 13 cm/s e) 92 cm/s 5. Uma pessoa, andando normalmente, desenvolve uma velocidade média de 1 m/s. Que distância, aproximadamente, essa pessoa percorrerá, andando durante 15 minutos? a) Quinze metros. b) Cento e cinqüenta metros. c) Um quilômetro. d) Dez quilômetro. e) Noventa metros 6. Jogadores de futebol com chute forte conseguem chutar a bola, na cobrança de uma falta, com uma velocidade média de até 108 km/h. Supondo que a falta é cobrada nas proximidades da grande área, a uma distância de 20 m do gol, e que a bola vá rente ao gramado, o tempo aproximado que a bola demora para chegar ao gol é de: a) 1 min b) 0,01 s c) 6 s d) 3,14 s e) 0,67 s 7. Os aviões da ponte aérea Rio - São Paulo percorrem a distância entre as cidades, de 400 km, em 40 minutos. A velocidade média destes aviões neste trajeto é de a) 10 km/h. b) 1600 km/h. c) 400 km/h d) 40 km/h e) 600 km/h 8 Uma partícula percorre uma trajetória retilínea AB, onde M é o ponto médio, sempre no mesmo sentido e com movimento uniforme em cada um dos trechos AM e MB. A velocidade da partícula no trecho AM é de 3,0 m/s e no trecho MB é de 6,0 m/s. A velocidade média entre os pontos A e B vale: a) 4,0 m/s. b) 4,5 m/s. c) 6,0 m/s. d) 9,0 m/s. e) 18 m/s.

32 comentários:

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  3. Nome: Marcela Machado Silva Castro
    1º ano "A"

    1- Letra d

    2- Letra e

    3- Letra b

    4- 40x1,2= 48cm > 4800mm
    13min = 13x60 780s
    v=s/t = 4800/780= 6,15 (Letra c)

    5- 1m/s - 60s
    15m/s - x = 900m/s (Letra c)

    6- v= 108/36= 30
    30= 20/t = 0,67 (Letra e)

    7- 40min= 40/60= 0,666...
    v= s/t= 400=0,666= 600 (Letra e)

    8- 3+6=9
    9/2= 4,5 (Letra b)

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  4. aluna: Raissa Veras Machado
    1°ano ' A'

    1. d
    2. e
    3. b

    4. alternativa c
    a distancia media entre cada 2 aluno é 1,2; levando em conta 10 alunos fica 9 , como sao 4o alunos a distancia fica 4x9=36 ; d= 43,2 m em cm = 4320 cm; t= 13 mim em s = 780 s; vm = 4320:780= 5,53 m/s ; aproximadamente 6 m/s

    5. vm = 1m/s ; t= 15min em s = 900s; d= 1.900 = 900 m; aproximadamente 1 km ; alternativa c

    6.vm=108km/h em m/s = 30m/s; d= 20m ; t = 20:30 = 0,66s; aproximadamente 0,67 s ; alternativa e

    7.d= 400km em m = 400.000 m ; t= 40 min em s = 2400s; vm= 400.000:2400 = 166,6 m/s em km/h = 599,76 km/h ; aproximadamente vm= 600km/h ; alternativa e

    8. vm = 3+6=9 ; 9:2= 4,5 ; alternativa b

    obs: prof, não consegui fazer meu login por isso mandei pelo da marcela.

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  5. Nome:Elton Brito Sousa
    1ºano “A”

    1-d) um arco de parábola, em relação a um observador parado na estrada.

    2-e) a trajetória descrita depende do referencial adotado.

    3-b) ela cairá nas mãos do homem, qualquer que seja a velocidade do caminhão.

    4-c) 6 cm/s
    Cálculo: 40 alunos x1,2m = 48m = 4800 cm
    13 min = 13x60 = 780 seg
    v = S/t
    v = 4800/780
    v = 6,153846
    A velocidade será aproximadamente 6 cm/s

    5-a) Quinze metros
    Cálculo: Vm= 1m/s
    t= 15min
    Vm=s/t
    1=s/15
    S=15m

    6-e) 0,67 s
    Cálculo: 108km/h = 30m/s
    S=20m
    Vm=S/t
    30 = 20/t
    T=20/30
    t=0,67s

    7-e) 600 Km/h
    Cálculo: 40 min em horas...
    40 min = 40/60 = 0.6666666666667h
    v=S/t
    v = 400/0,666666666667
    v = 600km/h

    8-a)4,0 m/s
    Cálculo: vm = 2∙v1∙v2/v1 + v2
    vm = 2∙3∙6/3 + 6
    vm = 36/9
    vm = 4 m/s

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  7. Aluna: Luna Rhara Martins Moura
    1º ano Turma: "B"

    1. Um arco de parábola, em relação a um observador parado na estrada (Letra "d")
    2. O ponto está em repouso (Letra "b")
    3. Ela cairá nas mãos do homem, qualquer que seja a velocidade do caminhão (Letra "b")
    4. 40 x 1,2 = 48cm => 4800
    13min - 13 x 60 = 780s
    v= s/t = 4800/780 = 6,15 (Letra "c")
    5. 1m/s - 60s
    15m/s - x
    x = 900m/s (Letra "e")
    6. v= 108/36 = 30
    30 = 20/t = 0,67s (Letra "e")
    7. 40 min = 40/60 = 0,666...
    v = s/t = 400/0,666 = 600km/h (Letra "e")
    8. 6,0 + 3,0 = 9,0
    9/2 = 4,5 (Letra "b")

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  9. aluno: Igor Christoffel
    1°ano ' A'

    1. d
    2. e
    3. b
    4. 40x1,2 = 48m , passando para cm fica 4800. 13m para segundos = 780 , 4800:780 = 6cm/s aproximadamente . letra "c"
    5. 15min passado para segundos = 900s . Vm = 1 . Vm= espaço pelo tempo . espaço = 1 para 900 , aproximadamente 1 km letra "c"
    6. 108:3.6 = 30m/s v= espaço pelo tempo . 30= 20 sobre variaçao de tempo . variaçao de tempo = 20 sobre 30 . t = 0.67 aproximandente . letra e
    7. 400km em m = 400.000 m ; t= 40 min em s = 2400s; vm= 400.000:2400 = 166,6 m/s em km/h = 599,76 km/h ; aproximadamente vm= 600km/h ; alternativa e
    8. vm=v1+v2 dividido pra 2 . vm= 6 + 3 divido pra 2 = 9 que o resultado é 4.5 .Letra b

    obs. Professor Julio, não consegui fazer meu login por isso mandei pelo da Luna.

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  13. Gisele Cristine Araujo Nascimento
    1º ano "B"
    01.D

    02.E

    03.B

    04.Vm=ΔS/Δt 120,0 x 40 = 4800
    Vm= 4800/780
    Vm= aproximadamente 6 m/s
    Letra : C

    05-Vm=ΔS/Δt 1= ΔS/900 ΔS=900 Aproximadamente 1 km
    Letra : C

    06.S=S_0+Vt
    20 = 0 +30t
    30t = 20
    t = 0,67 s
    Letra : E

    07.40 = 2/3 h
    Vm=ΔS/Δt
    Vm=400x3/2
    Vm = 600 km/h
    Letra : E

    08.Vm = V1 + V2/2
    Vm = 3+9/2
    Vm = 4,5 m/s
    Letra : B

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  14. aluno: Fernando Neto
    1°ano ' A'

    1. d
    2. e
    3. b
    4. 40x1,2 = 48m , passando para cm fica 4800. 13m para segundos = 780 , 4800:780 = 6cm/s aproximadamente . letra "c"
    5. 15min passado para segundos = 900s . Vm = 1 . Vm= espaço pelo tempo . espaço = 1 para 900 , aproximadamente 1 km letra "c"
    6. 108:3.6 = 30m/s v= espaço pelo tempo . 30= 20 sobre variaçao de tempo . variaçao de tempo = 20 sobre 30 . t = 0.67 aproximandente . letra e
    7. 400km em m = 400.000 m ; t= 40 min em s = 2400s; vm= 400.000:2400 = 166,6 m/s em km/h = 599,76 km/h ; aproximadamente vm= 600km/h ; alternativa e
    8. vm=v1+v2 dividido pra 2 . vm= 6 + 3 divido pra 2 = 9 que o resultado é 4.5 .Letra b

    obs. Professor Julio, não consegui fazer meu login por isso mandei pelo da Luna.

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  16. Nome:Pedro Gabriel de Brito Barbosa
    Série:1° ano "b"
    1-d)
    2-e)
    3-b)
    4- c)
    Cálculo:
    40 alunos x 1,2m
    48m
    4800 cm
    13 min = 13x60 = 780 seg
    v = S/t
    v = 4800/780
    v = 6,153846
    Aproximadamente 6 cm/s
    5-c)
    vm = 1m/s
    t= 15 x 60
    t = 900s
    d= 1.900
    d=900 m
    aproximadamente 1 km
    6-e)
    V=108/60
    V=30 m/s
    S=20m
    Vm=S/t
    30 = 20/t
    t=20/30
    t=0,67 s
    7-e)
    40 min = 40/60 = 2/3h
    v=S/t
    v = 400/ 2/3
    v = 600km/h
    8-a)
    vm = 2∙v1∙v2/v1 + v2
    vm = 2∙3∙6/3 + 6
    vm = 36/9
    vm = 4 m/s

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  17. 1- (D)
    2- (E)
    3- (B)
    4- (C)
    5-Quinze metros
    Cálculo: Vm= 1m/s
    t= 15min
    Vm=s/t
    1=s/15
    S=15m Alternativa => (A)
    6-v= 108/36 = 30
    30 = 20/t = 0,67s Alternativa => (E)
    7- (E)
    8- (B)
    Aluno:André Fontenele Barbosa 1º ano "A"

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  18. Herculles Teixeira Silva
    1ºano B


    1 Uma pessoa viajando de automóvel, numa estrada reta e horizontal e com velocidade constante em relação ao solo, deixa cair um objeto pela janela do mesmo. Despreze a ação do ar. Podemos afirmar que a trajetória descrita pelo objeto é:
    R-d) um arco de parábola, em relação a um observador parado na estrada.

    2- Considere um ponto na superfície da Terra. Podemos afirmar que:
    e)R a trajetória descrita depende do referencial adotado.

    3-. Um homem, em pé sobre a carroceria de um caminhão que se move em uma estrada reta com velocidade constante, lança uma pedra verticalmente para cima. Com relação ao movimento da pedra e desprezando o atrito com o ar, é correto afirmar que:
    b)R ) ela cairá nas mãos do homem, qualquer que seja a velocidade do caminhão

    4- Um professor, ao aplicar uma prova a seus 40 alunos, passou uma lista de presença. A distância média entre cada dois alunos é de 1,2 m e a lista gastou cerca de 13 minutos para que todos assinassem. A velocidade escalar média desta lista de presença foi, aproximadamente, igual a:
    c) ) 6 cm/s

    Cálculo:
    40 alunos x 1,2m
    48m
    4800 cm
    13 min = 13x60 = 780 seg
    v = S/t
    v = 4800/780
    v = 6,153846
    Aproximadamente 6 cm/s
    5-c)
    vm = 1m/s
    t= 15 x 60
    t = 900s
    d= 1.900
    d=900 m
    aproximadamente 1 km
    6-e)
    V=108/60
    V=30 m/s
    S=20m
    Vm=S/t
    30 = 20/t
    t=20/30
    t=0,67 s
    7-e)
    40 min = 40/60 = 2/3h
    v=S/t
    v = 400/ 2/3
    v = 600km/h
    8-a)
    vm = 2∙v1∙v2/v1 + v2
    vm = 2∙3∙6/3 + 6
    vm = 36/9
    vm = 4 m/s

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  19. Aluna: Larissa Maria Marques Cardoso
    Série: 1º ano "A"

    1. d) Um arco de parábola, em relação a um observador parado na estrada.

    2. e) A trajetória descrita depende do referencial adotado.

    3. b) Ela cairá nas mãos do homem, qualquer que seja a velocidade do caminhão.

    4. Como são 40 alunos, há 39 espaços entre eles.
    S= 39 x 1,2
    S= 46,8m Mas tem que transformar em centímetro, pois todas as alternativas estão em centímetro.
    S= 4680cm

    t= 13min Mas tem que transformar em segundos.
    t= 13 x 60
    t= 780s

    V= S/t
    V= 4680/780
    V= 6cm/s (Letra c)

    5. Transforma 15 minutos em segundos.
    15 x 60= 900s
    Professor, aqui eu apliquei regra de tres.
    1 metro ------- 1 segundo
    x metros ------ 900 segundos
    x= 900m
    Como a questão pede aproximadamente a alternativa certa mais próxima é a letra c - um quilômetro (Letra c)

    6. Transforma km/h em m/s.
    V= 108/3,6
    V= 30

    V= S/t
    30= 20/t
    t= 20/30
    t= 0,67s (Letra e)

    7. Transforma minutos em horas.
    40/60 = 2/3h

    V= S/t
    V= 400/ 2/3
    V= 400 x 3/2
    V= 1200/2
    V= 600km/h (Letra e)

    8.AM= d; MB= d; AB= 2d

    Trecho AM
    V= S/t
    3= d/t
    t= d/3

    Trecho MB
    V= S/t
    6= d/t
    t= d/6

    Trecho AB
    V= S/t
    V= 2d/d/3 + d/6 (t é o tempo total do trecho AM e MB)
    V= 2d/2d+d/6 = 2d/ 3d/6
    V= 2d x 6/3d (corta o d e simplifica)
    V= 2 x 2
    V= 4m/s (Letra a)

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  20. Gustavo Monteiro nº3
    1 ano B

    1- d) um arco de parábola, em relação a um observador parado na estrada.

    2- e)R a trajetória descrita depende do referencial adotado.

    3- b) ela cairá nas mãos do homem, qualquer que seja a velocidade do caminhão
    4- Um professor, ao aplicar uma prova a seus 40 alunos, passou uma lista de presença. A distância média entre cada dois alunos é de 1,2 m e a lista gastou cerca de 13 minutos para que todos assinassem. A velocidade escalar média desta lista de presença foi, aproximadamente, igual a:
    c) 6 cm/s
    40 alunos x 1,2m
    48m = 4800 cm
    13 min = 13x60 = 780 seg.
    v = S/t
    v = 4800/780
    v = 6,153846
    Aproximadamente 6 cm/s
    5-c)
    Vm = 1m/s
    t= 15 x 60
    t = 900s
    d= 1 x 900
    d=900 m
    Aproximadamente 1 km
    6-e)
    V=108/3,6
    V=30 m/s
    S=20m
    Vm=S/t
    30 = 20/t
    t=20/30
    t=0,67 s
    7-e)
    40 min = 40/60 = 2/3h
    v=S/t
    V = 400/ 2/3
    V = 600km/h
    8-a)
    Vm = 2∙v1∙v2/v1 + v2
    Vm = 2∙3∙6/3 + 6
    Vm = 36/9
    Vm = 4 m/s

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  21. Educandário christus
    Aluna:Ana victória silva Sousa
    Série:1⁰ “B”
    Respostas:
    01-Alternativa D. Um arco de parábola, em relação a um observador parado na estrada.
    02-Alternativa B. O ponto está em repouso.
    03-Alternativa B.Ela cairá nas mãos do homem,qualquer que seja a velocidade do caminhão.
    04-Alternativa C.40x1,2 de distância é igual a 4800
    13minx60s=780s
    Vm:∆s/∆t
    Vm:4800/780
    Vm:6,153846...
    Aproximando fica 6 cm
    05-Alternativa C.
    Vm=1m/s
    Espaço=?
    Tempo=15 min
    1min=60s
    15min=x
    X=60x15
    X=900
    Então aproximamos para 1km
    06-Alternativa E.
    Vm =108km/h
    108÷3,6=30m/s
    Espaço=20m
    Vm: :∆s/∆t
    Vm:30/20
    Vm:0,67

    07-Alternativa E.
    1h=60min
    X=40
    60x=40
    X=2/3
    Vm:400/2/3
    Vm:400x3/2
    Vm:600 km/h
    08-Alternativa B.
    Vm:V1+V2/2
    Vm:3+6/2
    Vm:9/2
    Vm:4,5

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  22. SIMULADO DE FISICA
    1 ano A
    Aluna : Sarah Jordana Candeias Souza Oliveira

    1-d
    2-b
    3-b
    4-c
    5- C ,CALCULO :
    Vm = 15 x 60 = 900s
    d=v.t =1 x 900 = 900 m/s
    -> 1km
    6- E
    7- E,CALCULO :
    400km =d
    400min=t
    10km/m x 60 = 600 km/h
    8- B ,calculo :
    Vm = 3+6 /2 =4,5 m/s

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  23. Nome:Ana Beatriz Oliveira Santos
    1ºano “A”

    1-d)
    2-e)
    3-b)
    4- c)
    40x1,2
    48cm-4800mm
    13min.13x60=780s
    4800/780=6,15 aproximadamente 6cm/s.
    5- c)
    1min___60s 1m___1s
    15m___x x___900s
    X=900s x=900m aproximadamente 1 quilometro.
    6- e)
    108km/h___m/s
    108/3,6=30m/s
    V=s/t
    30=20/t
    30t=20
    T=20/30
    T=0,67s

    7-e)
    40min=40/60=2/3
    V=400/ 2/3
    V=600km/h
    8- b)
    Vm=3+6/2
    Vm=9/2
    Vm=4,5

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  25. Aluna:Polliana Peres Cruz Carvalho
    1ºano"A"

    1- Letra D
    2- Letra B
    3- Letra B

    4- 40x1,2= 48m transforma em centímetros →4800cm./13min transforma em segundos →780s. Então: Vm=4800/780→Vm=6,153846.Aproximadamente: 6cm/s (letra C)

    5- 15x60=900m. Aproximadamente:1Km (letra C)

    6- Transforma 108 ÷ 3,6 = 30m/s
    t=20/30 → t= 0,67s ( letra E)

    7- 40/60 = 0,6666666666667
    V=s/t → V=400/0,6666666666667 →
    V=600km/h (letra E)

    8- Vm = V1 + V2/2 → Vm = 3+6/2 → Vm = 4,5 m/s
    (letra B)

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  27. Francisco Humberto Viana Silva
    1º ano "A"
    1-d
    2-e
    3-b
    4-c multiplicar 40 por 1,2= 48m
    transformar 13min em segundos 13x60 780s
    v=s/t = 4800/780= 6,15

    5-c
    se 1m/s = 60s
    então 15m/s = x
    fazendo a regra de 3
    x=900
    quase 1km

    6-e
    transformar 108km em m/s
    108/3,6=30/s
    fazemos o calculo de vm=s/t
    20/30=0,6666...
    arredondando 0.67

    7-e transformar 40 min em hr
    40 min = 40/60 = 0.6666666666667h
    usando (v+S/t):
    v = 400/0,666666666667
    ...v = 600km/h; letra e

    8-b
    soma-se 3+6 e divide por 2
    9/2=4.5

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  29. Aluna:Itala Deborah de Oliveira Aires
    1º ano "A"

    1- letra d
    2- letra e
    3- letra b

    4- Resposta:letra c
    40x1,2= 48m
    4800cm
    e
    13min = 780s
    assim:
    4800/780= 6,153846

    5-Resposta: letra c
    15min x 60s = 900

    6- Resposta: letra e
    108/3,6 = 30m/s
    t=20/30
    t=0,67
    7- Resposta: letra e
    40/60= 0,6666666666667
    V= s/t
    V= 400/0,6666666666667
    V= 600km/h
    8- Resposta: letra b
    Vm= V1 + V2/2
    Vm= 3+6/2
    Vm= 4,5 m/s

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  30. ALUNO:EDIVAN SEVERINO CESAR JUNIOR 1º ANO 'A'
    .Uma pessoa viajando de automóvel, numa estrada reta e horizontal e com velocidade constante em relação ao solo, deixa cair um objeto pela janela do mesmo. Despreze a ação do ar. Podemos afirmar que a trajetória descrita pelo objeto é:
    a) um segmento de reta horizontal, em relação a um observador parado na estrada.
    b) um segmento de reta vertical, em relação a um observador parado na estrada.
    c) um arco de parábola, em relação à pessoa que viaja no automóvel.
    d) um arco de parábola, em relação a um observador parado na estrada.
    e) independente do referencial adotado.

    RESPOSTA: d) um arco de parábola, em relação a um observador parado na estrada.

    2. Considere um ponto na superfície da Terra. Podemos afirmar que:
    a) o ponto descreve uma trajetória circular.
    b) o ponto está em repouso.
    c) o ponto descreve uma trajetória elíptica.
    d) o ponto descreve uma trajetória parabólica.
    e) a trajetória descrita depende do referencial adotado.

    RESPOSTA: e) a trajetória descrita depende do referencial adotado.

    3. Um homem, em pé sobre a carroceria de um caminhão que se move em uma estrada reta com velocidade constante, lança uma pedra verticalmente para cima. Com relação ao movimento da pedra e desprezando o atrito com o ar, é correto afirmar que:
    a) ela cairá no chão, atrás do caminhão, se a velocidade deste for grande.
    b) ela cairá nas mãos do homem, qualquer que seja a velocidade do caminhão.
    c) em relação à estrada, a pedra tem movimento retilíneo.
    d) em relação ao caminhão, o movimento da pedra é curvilíneo.
    e) em relação ao homem, a trajetória da pedra é um arco de parábola.

    RESPOSTA: b) ela cairá nas mãos do homem, qualquer que seja a velocidade do caminhão.

    4. Um professor, ao aplicar uma prova a seus 40 alunos, passou uma lista de presença. A distância média entre cada dois alunos é de 1,2 m e a lista gastou cerca de 13 minutos para que todos assinassem. A velocidade escalar média desta lista de presença foi, aproximadamente, igual a:
    a) zero
    b) 3 cm/s
    c) 6 cm/s
    d) 13 cm/s
    e) 92 cm/s
    RESPOSTA: c) 6 cm/s
    CÁLCULO:
    40 alunos * 1,2m = 48m = 4800 cm

    13 min = 13*60 = 780 seg

    v = S/t
    v = 4800/780
    v = 6,153846
    A velocidade será aproximadamente 6 cm/s

    5. Uma pessoa, andando normalmente, desenvolve uma velocidade média de 1 m/s. Que distância, aproximadamente, essa pessoa percorrerá, andando durante 15 minutos?
    a) Quinze metros.
    b) Cento e cinqüenta metros.
    c) Um quilômetro.
    d) Dez quilômetro.
    e) Noventa metros

    RESPOSTA: a) Quinze metros.
    CÁLCULO:
    Vm= 1m/s
    t= 15min
    Vm=s/t
    1=s/15
    S=15m
    6. Jogadores de futebol com chute forte conseguem chutar a bola, na cobrança de uma falta, com uma velocidade média de até 108 km/h. Supondo que a falta é cobrada nas proximidades da grande área, a uma distância de 20 m do gol, e que a bola vá rente ao gramado, o tempo aproximado que a bola demora para chegar ao gol é de:
    a) 1 min
    b) 0,01 s
    c) 6 s
    d) 3,14 s
    e) 0,67 s

    RESPOSTA: e) 0,67 s
    CÁLCULO:
    108km/h = 30m/s
    S=20m
    Vm=S/t
    30 = 20/t
    T=20/30
    t=0,67s
    7. Os aviões da ponte aérea Rio - São Paulo percorrem a distância entre as cidades, de 400 km, em 40 minutos. A velocidade média destes aviões neste trajeto é de
    a) 10 km/h.
    b) 1600 km/h.
    c) 400 km/h
    d) 40 km/h
    e) 600 km/h

    RESPOSTA: e) 600 km/h
    CÁLCULO:
    40 min em horas...
    40 min = 40/60 = 0.6666666666667h
    v=S/t
    v = 400/0,666666666667
    v = 600km/h
    8.Uma partícula percorre uma trajetória retilínea AB, onde M é o ponto médio, sempre no mesmo sentido e com movimento uniforme em cada um dos trechos AM e MB. A velocidade da partícula no trecho AM é de 3,0 m/s e no trecho MB é de 6,0 m/s. A velocidade média entre os pontos A e B vale:
    a) 4,0 m/s.
    b) 4,5 m/s.
    c) 6,0 m/s.
    d) 9,0 m/s.
    e) 18 m/s.

    RESPOSTA: a) 4,0 m/s.
    CÁLCULO:
    vm = 2∙v1∙v2/v1 + v2
    vm = 2∙3∙6/3 + 6
    vm = 36/9
    vm = 4 m/s

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  31. nome: Thayanne priscilla dos santos souza
    1° ANO "A"
    Respostas:
    01-letra D. Um arco de parábola, em relação a um observador parado na estrada.
    02-letra B. O ponto está em repouso.
    03-letra B.Ela cairá nas mãos do homem,qualquer que seja a velocidade do caminhão.
    04- letra C. multipa 40 por 1,2=48m transforma 13min em segundos 13*60=780s v=s/t=4800/780=6,15
    Aproximando fica 6 cm
    05-letra C.
    Vm=1m/s
    Espaço=?
    Tempo=15 min
    1min=60s
    15min=x
    X=60x15
    X=900
    quase 1km
    06-letra E.
    Vm =108km/h
    108÷3,6=30m/s
    Espaço=20m
    Vm: :∆s/∆t
    Vm:30/20
    Vm:0,67
    07-letra E.
    1h=60min
    X=40
    60x=40
    X=2/3
    Vm:400/2/3
    Vm:400x3/2
    Vm:600 km/h
    08- letra b.
    Vm:V1+V2/2
    Vm:3+6/2
    Vm:9/2
    Vm:4,5

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