segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

EXERCICIOS PARA OS ALUNOS DO 3º ANO DO CHRISTUS

QUESTÃO 1:
Considerado por muitos como o primeiro cientista profissional, pois era remunerado para se dedicar integralmente à Ciência, Robert Hooke foi o inventor do microscópio composto, participou da
descoberta da lei de Boyle sobre o comportamento de gases, e teve seu nome vinculado à lei que descreve o comportamento das molas,a lei de Hooke. A invenção do microscópio permitiu que os biólogos do Renascimento descobrissem novos mundos. Eles não só puderam estudar a anatomia com detalhe, como também encontrar novas formas de vida em uma única gota de água. (HART-DAVIS, 2010, p. 100-103).
Considerando-se as contribuições de Hooke para a Ciência e com base nos conhecimentos das Ciências Naturais, é correto afirmar:
(01) Uma mola que obedece a lei de Hooke, comprimida pela ação de uma força com intensidade de 4,0N, varia seu comprimento de 5,0cm e, quando essa mola é puxada por uma força de módulo 10,0N, aumenta seu comprimento de 12,5cm, em relação ao comprimento natural.
(02) A explosão de uma caldeira por excesso de aquecimento é uma transformação isotérmica explicada pela lei de Robert Boyle.
(04) Os raios de luz emitidos pela lamparina de óleo do microscópio composto de Hooke que se propagam paralelamente ao eixo principal de um espelho côncavo são refletidos no centro de curvatura do espelho, nas condições de Gauss.
(08) As Archaeas, organismos procarióticos encontrados em ambientes bastante inóspitos, diferem das Eubactérias, entre outros aspectos, pela composição da sua parede celular.
(16) O estabelecimento da mitocôndria como organela foi crucial para a evolução e sobrevivência da célula eucariótica diante de um novo gás que se acumulava na atmosfera terrestre: o oxigênio.
(32) O volume de uma gota de água é estimado como sendo da ordem de um bilionésimo do metro cúbico.

QUESTÃO 2:
Em relação ao funcionamento e à utilização do microscópio óptico, pode-se afirmar:
(01) O fenômeno ondulatório da difração possibilita que o contorno de uma imagem de um micro-organismo, com dimensões da ordem de grandeza do comprimento de onda da luz, seja observado.
(02) O módulo do aumento linear transversal produzido pela lente objetiva de um microscópio composto, de um objeto colocado a 5,1mm da objetiva com distância focal de 5,0mm, é igual a 50.
(04) A imagem de um inseto que se encontra situado entre o foco principal objeto e o centro óptico de uma lupa é virtual, direita e ampliada.
(08) O microscópio permite a visualização de fases distintas na superfície de uma peça de bronze — liga de cobre-estanho — uma solução sólida.
(16) O transporte de íons, através da membrana dos neurônios, que ocorre durante a transmissão do impulso nervoso, pode ser observado por meio de um microscópio óptico.
(32) A separação de cromátides irmãs durante a meiose — evento que caracteriza a anáfase I — pode ser observada usando-se um microscópio óptico.
(64) O movimento realizado por organismos unicelulares envolve a utilização de cílios, flagelos ou pseudópodos, e pode ser visualizado através de microscópio óptico.

QUESTÃO 3:
A luz visível na forma como a conhecemos é uma gama de comprimentos de onda a que o olho humano é sensível. Trata-se da radiação eletromagnética que se situa entre a radiação infravermelha e a radiação ultravioleta. O estudo da natureza da luz permite afirmar:
(01) O experimento de Thomas Young possibilitou a comprovação do comportamento ondulatório da luz, porque determinou experimentalmente o comprimento de onda da luz emitida pela fonte.
(02) As cores emitidas por fogos de artifício, quando queimados, são propriedades químicas das substâncias compostas, usadas na fabricação desses artefatos.
(04) O olho humano apresenta diferentes células fotorreceptoras, os bastonetes, responsáveis pela visão em pouca luz e sem distinção de cores, e os cones, responsáveis pela visão colorida.
(08) A imagem de um objeto formado na retina do olho de uma pessoa é real e invertida.
(16) A dispersão da luz branca em um prisma óptico deve-se a luzes de diferentes frequências se propagarem na matéria, com a mesma velocidade.
(32) O modelo atômico de Böhr fundamenta a realização do teste de chama para a identificação de elementos químicos.


  • A IMPORTÂNCIA DESSAS LEITURAS É FAZER COM QUE O ALUNO FIQUE CADA VEZ MAIS PRÓXIMO DAS DESCOBERTAS E PESQUISAS FEITAS NAS UNIVERSIDADES, QUE PODEM MUITO BEM CAIR NO ENEM. LEIA É BOM PRA VOCÊ.


SUGESTÃO DE LEITURA: http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/2014/02/contra-a-gripe-e-o-cancer
http://cienciahoje.uol.com.br/blogues

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