quarta-feira, 24 de setembro de 2014

REVISÃO 9º ANO - CHRISTUS - SIMULADO


ASSUNTO: QUEDA LIVRE DOS CORPOS
1. (Uerj 2015)  Uma ave marinha costuma mergulhar de uma altura de 20 m para buscar alimento no mar.
Suponha que um desses mergulhos tenha sido feito em sentido vertical, a partir do repouso e exclusivamente sob ação da força da gravidade. Desprezando-se as forças de atrito e de resistência do ar, a ave chegará à superfície do mar a uma velocidade, em m/s, aproximadamente igual a:
a) 20   b) 40   c) 60   d) 80   

ASSUNTO: VELOCIDADE MEDIA
2-Algumas cidades têm implantado corredores exclusivos para ônibus a fim de diminuir o tempo das viagens urbanas.
Suponha que, antes da existência dos corredores, um ônibus demorasse 2 horas e 30 minutos para percorrer todo o trajeto de sua linha, desenvolvendo uma velocidade média de 6 km/h. Se os corredores conseguirem garantir que a velocidade média dessa viagem aumente para 20 km/h, o tempo para que um ônibus percorra todo o trajeto dessa mesma linha será
a) 30 minutos.   b) 45 minutos.   c) 1 hora.   d) 1 hora e 15 minutos.   e) 1 hora e 30 minutos.   

ASSUNTO: LEIS DE NEWTON
3-(IFCE 2014)  Considere as afirmações sob a luz da 2ª lei de Newton.

I. Quando a aceleração de um corpo é nula, a força resultante sobre ele também é nula.
II. Para corpos em movimento circular uniforme, não se aplica a 2ª lei de Newton.
III. Se uma caixa puxada por uma força horizontal de intensidade F = 5N deslocar-se sobre uma mesa com velocidade constante, a força de atrito sobre a caixa também tem intensidade igual a 5 N. Está(ão) correta(s):  
a) apenas III.    b) apenas II.    c) apenas I.    d) I e III.    e) II e III.   
  
ASSUNTO: FORÇA PESO,GRAVIDADE, RESISTENCIA DO AR 
4. (IFSC 2014)  Ao saltar de paraquedas, os paraquedistas são acelerados durante um intervalo de tempo, podendo chegar a velocidades da ordem de 200 km/h, dependendo do peso e da área do seu corpo.Quando o paraquedas abre, o conjunto (paraquedas e paraquedista) sofre uma força contrária ao movimento, capaz de desacelerar até uma velocidade muito baixa permitindo uma aterrissagem tranquila Assinale a soma da(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01) A aceleração resultante sobre o paraquedista é igual à aceleração da gravidade.   
02) Durante a queda, a única força que atua sobre o paraquedista é a força peso.   
04) O movimento descrito pelo paraquedista é um movimento com velocidade constante em todo o seu trajeto.   
08) Próximo ao solo, com o paraquedas aberto, já com velocidade considerada constante, a força resultante sobre o conjunto (paraquedas e paraquedista) é nula.   
16) Próximo ao solo, com o paraquedas aberto, já com velocidade considerada constante, a força resultante sobre o conjunto (paraquedas e paraquedista) não pode ser nula; caso contrário, o conjunto (paraquedas e paraquedista) não poderia aterrissar.   
32) A força de resistência do ar é uma força variável, pois depende da velocidade do conjunto (paraquedas e paraquedista).   

ASSUNTO: LEIS DE NEWTON
5-A figura a seguir representa um ventilador fixado em um pequeno barco, em águas calmas de um certo lago. A vela se encontra em uma posição fixa e todo vento soprado pelo ventilador atinge a vela.Nesse contexto e com base nas Leis de Newton, é CORRETO afirmar que o funcionamento do ventilador  
a) aumenta a velocidade do barco.      b) diminui a velocidade do barco.    c) provoca a parada do barco.    
d) não altera o movimento do barco.   e) produz um movimento circular do barco.    
 







ASSUNTO: MCU
6-Uma melhor mobilidade urbana aumenta a segurança no trânsito e passa pela “convivência pacífica” entre carros e bicicletas. A figura abaixo mostra uma bicicleta com as rodas de transmissão, coroa e catraca, sendo que a catraca é ligada à roda traseira, girando juntamente com ela quando o ciclista está pedalando.
Em relação à situação acima, marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas.
(  ) A velocidade linear de um ponto na periferia da catraca é igual a de um ponto na periferia de coroa.
(  ) A velocidade linear de um ponto na periferia da catraca é menor que a de um ponto na periferia da roda.
(  ) A velocidade angular da coroa é menor que a velocidade angular da catraca.
 ) A velocidade angular da catraca é igual a velocidade angular da roda.

A sequência correta, de cima para baixo, é:
a) F - F - V - F
b) F - V - F - V
c) V - V - V - V
d) V - F - F – V











ASSUNTO: MCU(FREQUENCIA E PERIODO)
7-Lucas foi presenteado com um ventilador que, 20s  após ser ligado, atinge uma frequência de 300rpm em um movimento uniformemente acelerado. O espírito científico de Lucas o fez se  perguntar qual seria o número de voltas efetuadas pelas pás do ventilador durante esse intervalo de tempo. Usando seus conhecimentos de Física, ele encontrou:
a) 300 voltas
b) 900 voltas
c) 18000 voltas
d) 50 voltas
e) 6000 voltas


ASSUNTO: LANÇAMENTO OBLÍQUO E HORIZONTAL
8-Um corpo é lançado obliquamente para cima, formando um ângulo de 30º com a horizontal. Sabe-se que ele atinge uma altura máxima Hmáx = 15 m e que sua velocidade no ponto de altura máxima é v = 10 m/s. Determine a sua velocidade inicial. Adotar g = 10 m/s2:

9-Uma bola de pingue-pongue rola sobre  uma mesa com velocidade constante de 2m/s. Após sair da mesa, cai, atingindo o chão a uma distância de 0,80m dos pés da mesa. Adote g= 10 m/s, despreze a resistência do ar e determine: 
a) a altura da mesa. 
b) o tempo gasto para atingir o solo.

OBS: QUESTÕES COMENTADAS A PARTIR DAS O8:00 HORAS DA MANHÃ DA SEXTA- FEIRA. TENTE,PESQUISE NOS LIVROS E NO  MODULO E RESOLVA. VOCE CONSEGUE, COMO DIZIA RAUL SEIXAS: TENTE OUTRA VEZ. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário