terça-feira, 23 de março de 2010

ATENÇÃO ALUNOS DA UNIDADE JOSE NARCISO TURMAS 3º A, B, C e D

Revisão para prova – gabarito sábado a partir da 16: 00 horas

Questão 1:Uma carga negativa de 8.10-8 C está a uma distância de 2.10-3 m de uma carga positiva cujo valor é 5.10-10 C.Qual o valor da força eletrostática que age em cada uma delas?
Questão 2: Dois corpos foram eletrizados positivamente. Um dos corpos ficou com uma carga de 10-5 C e o outro com uma carga de 10-7C. Determine a força de repulsão que aparecera entre eles, se forem colocados a uma distancia de 10-3 m um do outro. Considere Kvacuo = 9.109 N.m2/C2.
Questão 3: Duas cargas elétricas puntiformes positivas estão separadas por 4 cm e se repelem com uma força de 27.10-5 N. Suponha que a distância entre elas seja aumentada para 12 cm. Qual é o novo valor da força de repulsão entre as cargas, em unidades 10-5 N?
Questão 4: (UEL)Dois corpos, A e B, de materiais diferentes, inicialmente neutros, são atritados entre si, isolados de outros corpos. Após o atrito,
a) ambos ficam eletrizados negativamente.
b) ambos ficam eletrizados positivamente.
c) um fica eletrizado negativamente e o outro continua neutro.
d) um fica eletrizado positivamente e o outro continua neutro.
e) um fica eletrizado positivamente e o outro, negativamente.
Questão 5: (Mackenzie-SP) Têm-se 4 esferas idênticas, uma carregada eletricamente com carga Q e as outras eletricamente neutras. Colocando-se, separadamente, a esfera eletrizada em contato com cada uma das outras esferas, a sua carga final será de:
Questão 6:(UEL-PR) É conhecido que "cargas elétricas de mesmo sinal se repelem e cargas elétricas de sinais contrários se atraem". Dispõe-se de quatro pequenas esferas metálicas A, B, C e D. Verifica-se que A repele B, que A atrai C, que C repele D e que D está carregada positivamente. Pode-se concluir corretamente que:
a) C está carrega negativamente.
b) A e C têm cargas de mesmo sinal.
c) A e B estão carregadas positivamente.
d) B tem carga negativa.
e) A e D se repelem.
Questão 7:(UEL-PR) Três esferas condutoras A, B e C têm o mesmo diâmetro. A esfera A está inicialmente neutra e as outras duas estão carregadas com cargas QB = 1,2 µC e QC = 1,8 µC. Com a esfera A, toca-se primeiramente a esfera B e depois a C. As cargas elétricas de A, B e C, depois desses contatos, são, respectivamente:
a) 0,6 µC, 0,6 µC e 1,8 µC. b) 0,6 µC, 1,2 µC e 1,2 µC.
c) 1,0 µC, 1,0 µC e 1,0 µC. d) 1,2 µC, 0,6 µC e 1,2 µC.
e) 1,2 µC, 0,8 µC e 1,0 µC.
Questão 8 (PUC-SP) Seja F a intensidade da força de atração elétrica entre duas partículas carregadas com cargas +q e -q, separadas por uma distância d. Se a distância entre as partículas for reduzida para d/3, a nova intensidade da força de atração elétrica será:

7 comentários: