terça-feira, 31 de maio de 2011

Por uma leitura melhor...

Às vezes fico pensando até onde iremos chegar,pois a cada ano que passa infelizmente o MEC tem uma idéia ruim!O que faltava agora é justamente a incorporação de um livro de gramática que tem como título "Por uma vida melhor",baseado na sociolinguistica.O que é isso?Sociolinguistica é uma abordagem científica das línguas, mais descritiva do que normativa. Ela procura entender cada variação de um idioma, e por isso passa ao largo das questões de certo e errado.(veja online:a lição que o livro desensina.20/05/2011).
Na realidade por que devemos contestar esse novo absurdo do nosso ministério?Simples falar correto é bonito,ético e estético.Nas páginas amarelas da veja o pernambucano Evanildo Bechara,Quinto ocupante a Cadeira nº 33 da Academia Brasileira de Letras(ABL),quando perguntado sobre a norma culta da língua pode contribuir para um país,sua resposta é clara e objetiva:"forjando cidadãos mais capacitados pra preencher vagas que demandam alta qualificação...",PIMBA!Dominar a lingua é com certeza melhorar a educação de um povo,torna-lo mais informado e cada vez mais representativo diante de seus governantes.Por isso é muito importante tanto falar como escrever bem.

Um comentário:

  1. professor, sou eu o Álvaro. mande um email para alvarofilho@hotmail.com para que eu possa lhe enviar o link do trabalho sobre o pêndulo

    ResponderExcluir