terça-feira, 14 de junho de 2011

ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MEDIO - CHRISTUS - MARIA JOSE E JOSE NARCISO




As modalidades que me chamam atenção nas olimpíadas são: Atletismo, salto com vara, lançamento do dardo e salto triplo, sabe por quê? Pelo simples fato de que a física esta presente nos esportes, alias física e esporte combinam muito bem, vejamos:

Atletismo:
Nas corridas de atletismo de 200m temos uma curva e uma reta, observe que os corredores nas raias internas saem atrás justamente para compensar o seu perímetro. E onde está a física aí? Entre a curva e a reta temos a ação da inércia (O corpo tende a permanecer em repouso ou estado de MRU) por isso essa transição é a mais difícil, devido o corpo tende a permanecer na sua trajetória inicial. Outra força que temos é a centrifuga, onde atletas tendem a diminuir inclinando o corpo.

Lançamento com dardos
: Para ter um maior alcance (ou alcance máximo) o atleta deve lançar o dardo próximo ao ângulo de 45°, podendo chegar a velocidade de 100km/h.

Salto com vara: Na 7ª serie o professor de física fala sobre energia cinética, potencial e mecânica, como converter energia cinética em potencial gravitacional ?Simples, no inicio da corrida temos a energia cinética (corrida do saltador) quando a vara é fincada no local determinado pelo atleta, ele começa a ganhar altura e aí a energia cinética transforma-se em energia potencial gravitacional, já que temos altura para que possa elevar seu corpo sobre a barra. LEMBRETE: A energia mecânica é conservada durante todo o percurso.(LEMBRETE:Neste tipo de modalidade ainda temos o pendulo da vara,o impulso etc)

Salto a distância: Vem logo a cabeça, o assunto de lançamento obliquo, o saltador tem que ter uma velocidade inicial e projetando ângulos entre 0 e 90° em relação a horizontal(eixo X), onde ele irá atingir um certo alcance(novamente entra o ângulo de 45°).Os movimentos nos eixos X e Y são independentes(também chamados de eixos ortogonais),veja bem durante o voo não existe força atuando sobre a horizontal(componente X),ou seja, durante o voo o centro de gravidade esta em MRU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário