terça-feira, 26 de março de 2013

EXERCICIOS ENEM - ALUNOS DA UNIDADE ESCOLAR JOSE NARCISO - 3 ANO DO ENSINO MEDIO


1-Cientistas que estudam a física das partículas necessitam estudar o comportamento e as propriedades do núcleo atômico. Para estudar os componentes dos prótons no maior acelerador do mundo, recentemente inaugurado na Suíça “LHC (Large Hadron Collider)”, prótons de massa ‘m’ e carga positiva ‘q’ são disparados em colisão frontal, com velocidades perpendiculares a Campos Magnéticos Uniformes, sofrendo ação de forças magnéticas. Os Campos Magnéticos utilizados são uniformes e atuam perpendicularmente à velocidade destas partículas. Podemos afirmar que estas forças magnéticas:
a) Mantêm as velocidades escalares dos prótons constantes, mas os colocam em trajetórias circulares
b) Mantêm as velocidades escalares dos prótons constantes, mas os colocam em trajetórias helicoidais.
c) Aumentam as velocidades escalares dos prótons e mantêm suas trajetórias retilíneas.
d) Diminuem as velocidades escalares dos prótons e mantêm suas trajetórias retilíneas.
e) Não alteram as velocidades escalares dos prótons nem alteram as suas trajetórias.

2-Outra técnica utilizada é a secagem de alimentos em estufas. Nesse processo, a umidade é retirada gradativamente devido ao fluxo de ar quente. De um modo caseiro, todos podem construir uma estufa para secagem de alimentos tal qual a desenhada a seguir. Pensando nessa técnica, assinale a alternativa cujas palavras completam, correta e respectivamente, a afirmação a seguir. Nessa estufa, o ar frio é aquecido na câmara de aquecimento e é levado até os alimentos por __________, extraindo a água por __________ .
(A) condução ... Ebulição         (B) condução ... Evaporação    (C) convecção ... Ebulição
(D) convecção ... Evaporação    (E) irradiação ... calefação


3-Nas plantações de verduras, em momentos de grande insolação, não é conveniente molhar as folhas, pois elas podem “queimar” a não ser que se faça uma irrigação contínua. Observando as figuras, conclui-se que a “queima” das verduras ocorre, porque as gotas depositadas sobre as folhas planas assumem formatos de objetos ópticos conhecidos como lentes
(A) biconvexas, que têm a propriedade de dispersar a radiação solar.
(B) bicôncavas, que têm a propriedade de dispersar a radiação solar.
(C) plano-convexas, que têm a propriedade de concentrar a radiação solar.
(D) plano-côncavas, que têm a propriedade de concentrar a radiação solar.
(E) convexo-côncavas, que têm a propriedade de concentrar a radiação solar.

4-Para a proteção dos ocupantes de um veículo que venha a sofrer uma colisão, os carros mais modernos são equipados com o airbag, os painéis são feitos de material plástico, e a lataria é bem fina. Tudo isso para que os ocupantes do veículo não sofram lesões graves. Durante uma colisão, a força de interação do airbag com o ocupante do carro é inversamente proporcional ao tempo de interação entre eles. O mesmo ocorre com os veículos quando colidem com um obstáculo. A deformação do veículo amortece o impacto aumentando o tempo de interação e, consequentemente, diminuindo a intensidade da força de interação entre o veículo e o obstáculo. De acordo com o texto, durante a colisão
(A) de um veículo de lataria espessa com um obstáculo, o tempo de interação é menor, pois haverá maior deformação do carro.
(B) entre o motorista e o volante, o tempo de interação entre eles é menor, pois a força de impacto é minimizada pelo uso do airbag.
(C) de um veículo com um obstáculo, o airbag tem a função de proteger os ocupantes de um veículo, por isso o uso de cinto de segurança é desnecessário.
(D) de um veículo de lataria espessa com um obstáculo, o tempo de interação entre eles é maior, pois haverá maior deformação do carro.
(E) entre o motorista e o airbag do veículo, o tempo de interação é maior entre eles, proporcionando menor força de impacto.

5-Examine a figura abaixo. A pressão do gás dentro da seringa pode ser diminuída:

a. colocando a seringa em água gelada, mantendo a extremidade tampada.
b. apertando o êmbolo, mantendo a extremidade tampada.
c. abrindo a extremidade e sugando mais ar para dentro da seringa.
d. colocando a seringa em água quente, mantendo a extremidade tampada.
e. abrindo a extremidade e expulsando metade do ar para fora da seringa.












6-“Há pouco mais de 100  anos, a ciência dividiu o que era então considerado indivisível. Ao anunciar, em 1897, a descoberta de uma nova partícula que  habita o interior do átomo, o elétron, o físico inglês Joseph John Thomson mudou dois mil anos de uma história que começou quando filósofos gregos pro puseram que a matéria seria formada por diminutas porções in divisíveis, uniformes, duras, sólidas e eternas. Cada um desses corpúsculos foi denominado átomo, o que, em grego, quer dizer ‘não divisível’. A descoberta do elétron inaugurou a era das partículas elementares e foi o  primeiro passo do que seria no século seguinte uma viagem fantástica ao microuniverso da matéria.” Ciência Hoje”
A respeito das ideias contidas nesse texto, é correto afirmar-se:
a) em 1897, descobriu-se que os átomos não são os menores constituintes da matéria.
b) os elétrons são diminutas porções indivisíveis, uniformes, duras, sólidas, eternas, e são considerados as partículas de maior massa no átomo.
c) os átomos, apesar de serem indivisíveis, são constituídos por elétrons, prótons e nêutrons.
d) com a descoberta do elétron, com carga elétrica negativa, pôde-se concluir que deveriam existir outras partículas, os nêutrons, para justificar a neutralidade elétrica do átomo.
e) a partir da descoberta dos elétrons, foi possível determinar as massas dos átomos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário