domingo, 5 de maio de 2013

EXERCÍCIOS DE VELOCIDADE MEDIA


As questões serão comentadas a partir da 17:00 horas,ontem não foi publicado devido problemas na internet.Desculpe.

1. (FUVEST) Um ônibus sai de São Paulo às 8 h e chega a Jaboticabal, que dista 350 km da capital, as 11 h 30 min. No trecho de Jundiaí a Campinas, de aproximadamente 45 km, a sua velocidade foi constante e igual a 90 km/h.
a) Qual é a velocidade média, em km/h no trajeto São Paulo-Jaboticabal?
b) Em quanto tempo o ônibus cumpre o trecho Jundiaí-Campinas?

2  Diante de uma agencia do INSS há uma fila de aproximadamente 100 m de comprimento, ao longo da qual se distribuem de maneira uniforme 200 pessoas. Aberta a porta, as pessoas entram, durante 30 s, com uma velocidade média de 1 m/s. Avalie:
a)o número de pessoas que entraram na agencia;
b)o comprimento da fila que restou ao lado de fora.

3. (FUVEST 2008) Dirigindo-se a uma cidade próxima, por uma autoestrada plana, um motorista estima seu tempo de viagem, considerando que consiga manter uma velocidade média de 90 km/h. Ao ser surpreendido pela chuva, decide reduzir sua velocidade média para 60 km/h, permanecendo assim até a chuva parar, quinze minutos mais tarde, quando retoma sua velocidade média inicial. Essa redução temporária aumenta seu tempo de viagem, com relação à estimativa inicial, em
a) 5 minutos.    b) 7,5 minutos. c) 10 minutos.   d) 15 minutos


4.O velocímetro de um carro indica 72 km/h.Expresse a velocidade deste carro em m/s.

5.Uma velocidade de 36 km/h corresponde a quantos metros por segundo? E 15 m/s correspondem a quantos quilômetros por hora?

6.A velocidade escalar média de um certo ponto material, num dado intervalo de tempo, é de 180Km/h. Exprima essa velocidade em m/s.

7.Quando o brasileiro Joaquim Cruz ganhou amedalha de ouro nas Olimpíadas de LosAngeles, correu 800m em 100s. Qual foi sua velocidade média?

8.Um nadador percorre uma piscina de 50m de comprimento em 25s. Determine a velocidade média desse nadador.

9.Suponha que um carro gaste 4 horas para  percorrer a distância de 400 km. Qual a velocidade média deste carro?

Nenhum comentário:

Postar um comentário