segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

UM 2014 DIFERENTE

                Daqui a algumas horas, mas um ano iniciará muitos estarão de branco, amarelo, dourado, vermelho outros pulando sete ondinhas, outros com sete sementes de romã dentro da carteira tudo isso são superstições para atrair bons fluidos para o ano que vem, tais como: Paz, felicidade, dinheiro, amor, sorte etc. Todo ano essa mesmice se repete, mas como dizia o grande físico Albert Einstein “Tolice é a fazer as coisas do mesmo jeito e esperar resultados diferentes.”Grande verdade, sempre repetimos todos os finais de ano as mesmas superstições e permanecemos na mesma tolice.
                   Que tal para o ano vindouro começar diferente não pensando nas superstições e fizéssemos uma lista de coisas possíveis e pequenas, que terão grandes gestos ou mudanças em nossas vidas e principalmente nas de outras pessoas próximas de nós ou não. Que em 2014 sejamos humildes e não subservientes, pois é na humildade que diferenciamos o ser do ter com diz o filosofo Mario Sergio Cortella Gente grande de verdade sabe que é pequena e que, por isso, irá crescer. Gente pequena acha que já é tão grande e o único meio de crescer é diminuir outra pessoa”. Vamos ser insatisfeitos, isso mesmo a satisfação nos deixa “morno” devemos sempre criticar  e dialogar  na medida dos argumentos e não ficar resmungando, tenhamos atitude, essa é a palavra e por fim terminarei esse artigo com a frase do monge beneditino François Rabelais: “Conheço muitos que puderam quando deviam, porque não quiseram quando pudiam”, a gente quer, deve e pode.Pensem e reflitam FELIZ ANO NOVO que assim seja.

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

REVISÃO SAS 1º ANO DO ENSINO MÉDIO - COLÉGIO CHRISTUS

1-O pó de café jogado no lixo caseiro e, principalmente, as grandes quantidades  descartadas em bares e restaurantes poderão transformar em uma nova opção de matéria prima para a produção de biodiesel, segundo estudo da Universidade de Nevada (EUA). No mundo, são cerca de 8 bilhões de quilogramas de pó de café jogados no lixo por ano. O estudo mostra que o café descartado tem 15% de óleo, o qual pode ser convertido em biodiesel pelo processo tradicional. Além de reduzir significativamente emissões prejudiciais, após a extração do óleo, o pó de café é ideal como produto fertilizante para jardim Revista Ciência e Tecnologia no Brasil, nº- 155, jan. 2009.Considere o processo descrito e a densidade do biodiesel igual a 900 kg/m3. A partir da quantidade de pó de café jogada no lixo por ano, a produção de biodiesel seria equivalente a
a) 1,08 bilhões de litros.               b) 1,20 bilhões de litros.               c) 1,33 bilhões de litros.

d) 8,00 bilhões de litros.               e) 8,80 bilhões de litros.

2- Leia o trecho da música : Rua da Passagem
Os automóveis atrapalharam o trânsito.
Gentileza é fundamental.
Não adianta esquentar a cabeça.
Menos peso do pé no pedal.

O trecho da música, de Lenine e Arnaldo Antunes (1999), ilustra a preocupação com o trânsito nas cidades, motivo de uma campanha publicitária de uma seguradora brasileira. Considere dois automóveis, A e B, respectivamente conduzidos por um motorista imprudente e por um motorista consciente e adepto da campanha citada. Ambos se encontram lado a lado no instante inicial t = 0 s, quando avisam um semáforo amarelo (que indica atenção, parada obrigatória ao se tornar vermelho). O movimento de A e B pode ser analisado por meio do gráfico, que representa a velocidade de cada automóvel em função do tempo.
As velocidades dos veículos variam com o tempo em dois intervalos: (I) entre os instantes 10 s e 20 s; (II) entre os instantes 30 s e 40 s. De acordo com o gráfico, quais são os módulos das taxas de variação da velocidade do veículo conduzido pelo motorista imprudente, em m/s2 nos intervalos (I) e (II), respectivamente?

a) 1,0 e 3,0          b) 2,0 e 1,0         c) 2,0 e 1,5          d) 2,0 e 3,0         e) 10,0 e 30,0







3-Júpiter, conhecido como o gigante gasoso, perdeu uma das suas listras mais proeminentes, deixando o seu hemisfério sul estranhamente vazio. Observe a região em que a faixa sumiu, destacada pela seta.Disponível em: http://www.inovacaotecnologica.com.br. Acesso em: 12 maio 2010 (adaptado).A aparência de Júpiter é tipicamente marcada por duas faixas escuras em sua atmosfera — uma no hemisfério norte e outra no hemisfério sul. Como o gás está constantemente em movimento, o desaparecimento da faixa no planeta relaciona-se ao movimento das diversas camadas de nuvens em sua atmosfera. A luz do Sol, refletida nessas nuvens, gera a imagem que é captada pelos telescópios, no espaço ou na Terra.O desaparecimento da faixa sul pode ter sido determinado por uma alteração
a) na temperatura da superfície do planeta.                      b) no formato da camada gasosa do planeta.
c) no campo gravitacional gerado pelo planeta.                
d) na composição química das nuvens do planeta                          
e) na densidade das nuvens que compõem o planeta.









4-Na linha de uma tradição antiga, o astrônomo grego Ptolomeu (100-170 d.C.) afirmou a tese do geocentrismo, segundo a qual a Terra seria o centro do universo, sendo que o Sol, a Lua e os planetas girariam em seu redor em órbitas circulares. A teoria de Ptolomeu resolvia de modo razoável os problemas astronômicos da sua época. Vários séculos mais tarde, o clérigo e astrônomo polonês Nicolau Copérnico (1473-1543), ao encontrar inexatidões na teoria de Ptolomeu, formulou a teoria do heliocentrismo, segundo a qual o Sol deveria ser considerado o centro do universo, com a Terra, a Lua e os planetas girando circulamente em torno dele. Por fim, o astrônomo e matemático alemão Johannes Kepler (1571-1630), depois de estudar o planeta Marte por cerca de trinta anos, verificou que a sua órbita é elíptica. Esse resultado generalizou-se para os demais planetas.
A respeito dos estudiosos citados no texto, é correto afirmar que
a) Ptolomeu apresentou as ideias mais valiosas, por serem mais antigas e tradicionais.
b) Copérnico desenvolveu a teoria do heliocentrismo inspirado no contexto político do Rei Sol.
c) Copérnico viveu em uma época em que a pesquisa científica era livre e amplamente incentivada pelas autoridades.
d) Kepler estudou o planeta Marte para atender às necessidades de expansão econômica e científica da Alemanha.
e) Kepler apresentou uma teoria científica que, graças aos métodos aplicados, pôde ser testada e generalizada.

5-Um tipo de vaso sanitário que vem substituindo as válvulas de descarga está esquematizado
na figura a seguir. Ao acionar a alavanca, toda a água do tanque é escoada e aumenta o nível no vaso, até cobrir o sifão. De acordo com o Teorema de Stevin, quanto maior a profundidade, maior a pressão. Assim, a água desce levando os rejeitos até o sistema de esgoto. A válvula da caixa de descarga se fecha e ocorre o seu enchimento.Em relação às válvulas de descarga, esse tipo de sistema proporciona maior economia de água. Faça você mesmo. Disponível em: http://www.facavocemesmo.net. Acesso em: 22 jul. 2010. A característica de funcionamento que garante essa economia é devida:
a) à altura do sifão de água.                       b) ao volume do tanque de água.
c) à altura do nível de água no vaso.          d) ao diâmetro do distribuidor de água.
e)à eficiencia da válvula de enchimento do tanque











6-A Constelação Vulpécula (Raposa) encontra-se a 63 anos-luz da Terra, fora do sistema solar. Ali, o planeta gigante HD 189733b, 15% maior que Júpiter, concentra vapor de água na atmosfera. A temperatura do vapor atinge 900 graus Celsius. “A água sempre está lá, de alguma forma, mas às vezes é possível que seja escondida por outros tipos de nuvens”, afirmaram os astrônomos do Spitzer Science Center (SSC), com sede em Pasadena, Califórnia, responsável pela descoberta. A água foi detectada pelo espectrógrafo infravermelho,Artigo I. Correio Braziliense, 11 dez. 2008 (adaptado). De acordo com o texto, o planeta concentra vapor de água em sua atmosfera a 900 graus Celsius. Sobre a vaporização infere-se que
a) se há vapor de água no planeta, é certo que existe água no estado líquido também.
b) a temperatura de ebulição da água independe da pressão, em um local elevado ou ao nível do mar, ela ferve sempre a 100 graus Celsius.
c) o calor de vaporização da água é o calor necessário para fazer 1 kg de água líquida se transformar em 1 kg de vapor de água a 100 graus Celsius.
d) um líquido pode ser superaquecido acima de sua temperatura de ebulição normal, mas de forma nenhuma nesse líquido haverá formação de bolhas.
e) a água em uma panela pode atingir a temperatura de ebulição em alguns minutos, e é necessário muito menos tempo para fazer a água vaporizar completamente.

REVISÃO SAS - TURMAS 8 SERIE A & B - COLÉGIO CHRISTUS

1-Em repouso, o sistema de vasos comunicantes apresentado está em equilíbrio, de acordo com a figura 1.Quando o sistema é submetido a um movimento uniformemente variado devido à ação de uma força horizontal voltada para direita, o líquido deverá permanecer em uma posição tal qual o esquematizado em:





2-A figura abaixo mostra imagens de um teste de colisão. A foto A revela o momento exato da colisão do carro com o muro. Nesse instante, a velocidade do carro era 56 km/h. As fotos B, C e D são imagens sequenciais da colisão. O motorista, que usa cinto de segurança, fica espremido entre seu banco e o volante. A criança, que estava sentada no banco da frente, ao lado do motorista, bate no pára-brisa e é arremessada para fora do carro.Com relação ao que foi dito acima e, baseando-se nos conhecimentos de Física, pode-se afirmar que:
a) Não é necessário que os passageiros, sentados na parte traseira do carro, usem cinto de segurança.
b) Em razão da inércia, os passageiros são lançados para frente, conforme se observa nas fotos B, C e D.
c) O cinto de segurança contribui para reduzir a aceleração do carro.
d) O atrito entre o banco e os passageiros é suficiente para impedir que esses sejam arremessados para frente.
e) Os riscos, para os passageiros, seriam maiores se todos estivessem usando cinto de segurança.





3-Num jato que se desloca sobre uma pista horizontal, em movimento retilíneo uniformemente acelerado, um passageiro decide estimar a aceleração do avião. Para isto, improvisa um  pêndulo que, quando suspenso, seu fio fica aproximadamente estável, formando um ângulo θ= 25o com a vertical e em repouso em relação ao avião. Considere que o valor da aceleração da gravidade  no local vale 10 m/s², e que sen 25o = 0,42; cos 25o = 0,90; tan 25o = 0,47. Das alternativas, qual fornece o módulo aproximado da aceleração do avião e melhor representa a inclinação do pêndulo?
4-Marta e Pedro combinaram encontrar-se em um certo ponto de uma auto-estrada plana, para seguirem viagem juntos. Marta, ao passar pelo marco zero da estrada, constatou que, mantendo uma velocidade média de 80 km/h, chegaria na hora certa ao ponto de encontro combinado. No entanto, quando ela já estava no marco do quilômetro 10, ficou sabendo que Pedro tinha se atrasado e, só então, estava passando pelo marco zero, pretendendo continuar sua viagem a uma velocidade média de 100 km/h. Mantendo essas velocidades, seria previsível que os dois amigos se encontrassem próximos a um marco da estrada com indicação de
a) km 20               b) km 30                                 c) km 40                 d) km 50                         e) km 60

5-(FGV-RJ)Em uma passagem de nível, a cancela é fechada automaticamente quando o trem está a 100 m do início do cruzamento. O trem, de comprimento 200 m, move-se com velocidade constante de 36 km/h. Assim que o último vagão passa pelo final do cruzamento, a cancela se abre liberando o tráfego de veículos.
Considerando que a rua tem largura de 20 m, o tempo que o trânsito fica contido desde o início do fechamento da cancela até o início de sua abertura, é, em s,
a) 32.                      b) 36.                      c) 44.                       d) 54.                       e) 60

6-Para bombardear um alvo, um avião em vôo horizontal a uma altitude de 2,0 km solta a bomba quando a sua distância horizontal até o alvo é de 4,0 km. Admite-se que a resistência do ar seja desprezível. Para atingir o mesmo alvo, se o avião voasse com a mesma velocidade, mas agora a uma altitude de apenas 0,50 km, ele teria que soltar a bomba a que distância horizontal do alvo?


7-Um avião precisa soltar um saco com mantimentos a um grupo de sobreviventes que está numa balsa. A velocidade horizontal do avião é constante e igual a 100 m/com relação à balsa e sua altitude é 2000 m. Qual a distância horizontal que separa o avião dos sobreviventes, no instante do lançamento ? (g = 10 m/s2).


domingo, 5 de maio de 2013

EXERCÍCIOS DE VELOCIDADE MEDIA


As questões serão comentadas a partir da 17:00 horas,ontem não foi publicado devido problemas na internet.Desculpe.

1. (FUVEST) Um ônibus sai de São Paulo às 8 h e chega a Jaboticabal, que dista 350 km da capital, as 11 h 30 min. No trecho de Jundiaí a Campinas, de aproximadamente 45 km, a sua velocidade foi constante e igual a 90 km/h.
a) Qual é a velocidade média, em km/h no trajeto São Paulo-Jaboticabal?
b) Em quanto tempo o ônibus cumpre o trecho Jundiaí-Campinas?

2  Diante de uma agencia do INSS há uma fila de aproximadamente 100 m de comprimento, ao longo da qual se distribuem de maneira uniforme 200 pessoas. Aberta a porta, as pessoas entram, durante 30 s, com uma velocidade média de 1 m/s. Avalie:
a)o número de pessoas que entraram na agencia;
b)o comprimento da fila que restou ao lado de fora.

3. (FUVEST 2008) Dirigindo-se a uma cidade próxima, por uma autoestrada plana, um motorista estima seu tempo de viagem, considerando que consiga manter uma velocidade média de 90 km/h. Ao ser surpreendido pela chuva, decide reduzir sua velocidade média para 60 km/h, permanecendo assim até a chuva parar, quinze minutos mais tarde, quando retoma sua velocidade média inicial. Essa redução temporária aumenta seu tempo de viagem, com relação à estimativa inicial, em
a) 5 minutos.    b) 7,5 minutos. c) 10 minutos.   d) 15 minutos


4.O velocímetro de um carro indica 72 km/h.Expresse a velocidade deste carro em m/s.

5.Uma velocidade de 36 km/h corresponde a quantos metros por segundo? E 15 m/s correspondem a quantos quilômetros por hora?

6.A velocidade escalar média de um certo ponto material, num dado intervalo de tempo, é de 180Km/h. Exprima essa velocidade em m/s.

7.Quando o brasileiro Joaquim Cruz ganhou amedalha de ouro nas Olimpíadas de LosAngeles, correu 800m em 100s. Qual foi sua velocidade média?

8.Um nadador percorre uma piscina de 50m de comprimento em 25s. Determine a velocidade média desse nadador.

9.Suponha que um carro gaste 4 horas para  percorrer a distância de 400 km. Qual a velocidade média deste carro?

terça-feira, 26 de março de 2013

EXERCICIOS ENEM - ALUNOS DA UNIDADE ESCOLAR JOSE NARCISO - 3 ANO DO ENSINO MEDIO


1-Cientistas que estudam a física das partículas necessitam estudar o comportamento e as propriedades do núcleo atômico. Para estudar os componentes dos prótons no maior acelerador do mundo, recentemente inaugurado na Suíça “LHC (Large Hadron Collider)”, prótons de massa ‘m’ e carga positiva ‘q’ são disparados em colisão frontal, com velocidades perpendiculares a Campos Magnéticos Uniformes, sofrendo ação de forças magnéticas. Os Campos Magnéticos utilizados são uniformes e atuam perpendicularmente à velocidade destas partículas. Podemos afirmar que estas forças magnéticas:
a) Mantêm as velocidades escalares dos prótons constantes, mas os colocam em trajetórias circulares
b) Mantêm as velocidades escalares dos prótons constantes, mas os colocam em trajetórias helicoidais.
c) Aumentam as velocidades escalares dos prótons e mantêm suas trajetórias retilíneas.
d) Diminuem as velocidades escalares dos prótons e mantêm suas trajetórias retilíneas.
e) Não alteram as velocidades escalares dos prótons nem alteram as suas trajetórias.

2-Outra técnica utilizada é a secagem de alimentos em estufas. Nesse processo, a umidade é retirada gradativamente devido ao fluxo de ar quente. De um modo caseiro, todos podem construir uma estufa para secagem de alimentos tal qual a desenhada a seguir. Pensando nessa técnica, assinale a alternativa cujas palavras completam, correta e respectivamente, a afirmação a seguir. Nessa estufa, o ar frio é aquecido na câmara de aquecimento e é levado até os alimentos por __________, extraindo a água por __________ .
(A) condução ... Ebulição         (B) condução ... Evaporação    (C) convecção ... Ebulição
(D) convecção ... Evaporação    (E) irradiação ... calefação


3-Nas plantações de verduras, em momentos de grande insolação, não é conveniente molhar as folhas, pois elas podem “queimar” a não ser que se faça uma irrigação contínua. Observando as figuras, conclui-se que a “queima” das verduras ocorre, porque as gotas depositadas sobre as folhas planas assumem formatos de objetos ópticos conhecidos como lentes
(A) biconvexas, que têm a propriedade de dispersar a radiação solar.
(B) bicôncavas, que têm a propriedade de dispersar a radiação solar.
(C) plano-convexas, que têm a propriedade de concentrar a radiação solar.
(D) plano-côncavas, que têm a propriedade de concentrar a radiação solar.
(E) convexo-côncavas, que têm a propriedade de concentrar a radiação solar.

4-Para a proteção dos ocupantes de um veículo que venha a sofrer uma colisão, os carros mais modernos são equipados com o airbag, os painéis são feitos de material plástico, e a lataria é bem fina. Tudo isso para que os ocupantes do veículo não sofram lesões graves. Durante uma colisão, a força de interação do airbag com o ocupante do carro é inversamente proporcional ao tempo de interação entre eles. O mesmo ocorre com os veículos quando colidem com um obstáculo. A deformação do veículo amortece o impacto aumentando o tempo de interação e, consequentemente, diminuindo a intensidade da força de interação entre o veículo e o obstáculo. De acordo com o texto, durante a colisão
(A) de um veículo de lataria espessa com um obstáculo, o tempo de interação é menor, pois haverá maior deformação do carro.
(B) entre o motorista e o volante, o tempo de interação entre eles é menor, pois a força de impacto é minimizada pelo uso do airbag.
(C) de um veículo com um obstáculo, o airbag tem a função de proteger os ocupantes de um veículo, por isso o uso de cinto de segurança é desnecessário.
(D) de um veículo de lataria espessa com um obstáculo, o tempo de interação entre eles é maior, pois haverá maior deformação do carro.
(E) entre o motorista e o airbag do veículo, o tempo de interação é maior entre eles, proporcionando menor força de impacto.

5-Examine a figura abaixo. A pressão do gás dentro da seringa pode ser diminuída:

a. colocando a seringa em água gelada, mantendo a extremidade tampada.
b. apertando o êmbolo, mantendo a extremidade tampada.
c. abrindo a extremidade e sugando mais ar para dentro da seringa.
d. colocando a seringa em água quente, mantendo a extremidade tampada.
e. abrindo a extremidade e expulsando metade do ar para fora da seringa.












6-“Há pouco mais de 100  anos, a ciência dividiu o que era então considerado indivisível. Ao anunciar, em 1897, a descoberta de uma nova partícula que  habita o interior do átomo, o elétron, o físico inglês Joseph John Thomson mudou dois mil anos de uma história que começou quando filósofos gregos pro puseram que a matéria seria formada por diminutas porções in divisíveis, uniformes, duras, sólidas e eternas. Cada um desses corpúsculos foi denominado átomo, o que, em grego, quer dizer ‘não divisível’. A descoberta do elétron inaugurou a era das partículas elementares e foi o  primeiro passo do que seria no século seguinte uma viagem fantástica ao microuniverso da matéria.” Ciência Hoje”
A respeito das ideias contidas nesse texto, é correto afirmar-se:
a) em 1897, descobriu-se que os átomos não são os menores constituintes da matéria.
b) os elétrons são diminutas porções indivisíveis, uniformes, duras, sólidas, eternas, e são considerados as partículas de maior massa no átomo.
c) os átomos, apesar de serem indivisíveis, são constituídos por elétrons, prótons e nêutrons.
d) com a descoberta do elétron, com carga elétrica negativa, pôde-se concluir que deveriam existir outras partículas, os nêutrons, para justificar a neutralidade elétrica do átomo.
e) a partir da descoberta dos elétrons, foi possível determinar as massas dos átomos. 


quinta-feira, 21 de março de 2013

A importância das olimpíadas cientificas nas escolas


A primeira olimpíada que ocorreu no mundo foi a de matemática e a partir dela chegaram a de física, biologia, química, historia língua portuguesa, filosofia, mas qual a sua importância nos estudos? Simples meu amigo leitor se cada professor de cada escola inscrevesse seu aluno nas olimpíadas teríamos um ganho muito maior de ensino-aprendizagem, isso mesmo, quando alunos se interessam a participar das olimpíadas eles buscam muito mais ,ou seja, pesquisam mais e aulas extras são lecionadas servindo como reforço e, além disso, estamos contribuindo para o nosso país em descobrir gênios nas diversas áreas do conhecimento e consequentemente fazer com que esses alunos busquem o caminho certo da sua escolha profissional.
A primeira olimpíada no Brasil foi a de matemática, também conhecida como OBM e a OBMEP (Olimpíadas de matemática das escolas publicas), depois temos a física com a OBF e a OBFEP (Olimpíadas de física das escolas publicas) em seguida a OBA (Olimpíadas de astronomia e astronáutica) também a OBB (Olimpíada brasileira de biologia) e finalmente as OBH (Olimpíadas brasileira de historia) e OBL (Olimpíadas brasileira de linguística).Algumas já estão com as inscrições abertas tais como:
OBF=> INSCRIÇÃO ATE 9 DE MAIO E PROVA DA 1ª FASE 18 DE MAIO;
OBQ=>INSCRIÇÃO  01 A 15 DE AGOSTO DE 2013;
OBB=> INSCRIÇÃO ATE 9 DE ABRIL E PROVA 13 DE ABRIL;
OBM=> INSCRIÇÃO 25 DE MARÇO A 30 DE ABRIL E PROVA EM JUNHO.

ALUNOS DO COLEGIO CHRISTUS QUE RECEBERAM CERTIFICADOS PELA PARTICIPAÇÃO NA OBA






quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

INTRODUÇÃO A ÓPTICA GEOMETRICA - ALUNOS 2º ANO COLÉGIO CHRISTUS


1-(UFRO)O fenômeno da formação de sombra evidencia que :
a) a luz possui baixa frequência; 
b) a luz caminha em curvas;
c) a luz caminha em linha reta;
d) a luz não é onda;
e) nda.

2-Um edifício projeta no solo uma sombra de 40 m. No mesmo instante, um observador toma uma haste vertical de 20 cm e nota que sua sombra mede 80 cm. Qual a altura do edifício ?

3-Um observador nota que um edifício projeta no solo uma sombra de 30 m de comprimento no instante em que um muro de 1,5 m de altura projeta uma sombra de 50 cm. Determine a altura do edifício.

4- Recentemente foi anunciada a descoberta de um sistema planetário, semelhante ao nosso, em torno da estrela Vega, que está situada a cerca de 26 anos-luz da Terra. Isto significa que a distância de Vega até a Terra, em metros, é da ordem de dez elevado a:
a)1017           b)109     c)107       d)105        e)103

5- Uma bandeira brasileira, tingida com pigmentos  puros e iluminada com luz monocromática amarela, 
é vista na(s) cor(es):
a) totalmente amarela. b) verde e amarela. c) azul e branca. d) preta e branca. 
e) amarela e preta.

6-Uma folha V reflete apenas luz verde. Uma outra folha A absorve todas as cores, exceto a  amarela. Iluminando ambas as folhas com luz  branca e observando através de um filtro vermelho:
a) ambas parecerão pretas.
b) ambas parecerão vermelhas.
c) ambas parecerão verdes.
d) ambas parecerão brancas.
e) a folha V parecerá amarela e a folha A parecerá  verde.


OBSERVAÇÃO: POR GENTILEZA FAÇAM O LOGIN E DEIXEM AS RESPOSTAS COM SEU NOME.